Gênero textual é trabalhado de forma inovadora

9 de dezembro de 2019 - 10:53:01. Última atualização: 9 de dezembro de 2019 - 10:53:04

No dia 04 de dezembro, os alunos do 7º ano “C” do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Nossa Senhora das Dores desenvolveram, na disciplina de Língua Portuguesa ministrada pela Professora Nilva Félix, um atividade que somou gênero textual e ludicidade.

Para a atividade, a Professora propôs que os estudantes lessem os manuais de instrução de alguns jogos apresentados, o que propiciou um aprendizado por meio do uso e reflexão, e a melhor assimilação do conteúdo. Após, os alunos puderam interagir com os jogos e colocar o conhecimento em prática.

Os textos injuntivos, também conhecidos como textos instrucionais, se caracterizam como um gênero textual bastante presente no cotidiano, ao qual se recorre com frequência por conta de sua função única e exclusivamente informativa. É importante reforçar que tais textos possuem o objetivo de orientar o interlocutor sobre a execução de determinado processo sem qualquer teor coercitivo, apenas sugerindo como algo deve ser feito. Dentre eles, estão: os manuais de eletrodomésticos, jogos eletrônicos, receitas culinárias, rótulos de embalagens e outros.

“O jogo, a brincadeira e o brinquedo podem ser úteis para estimular o desenvolvimento do aluno, uma vez que a ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade. Isso facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colaborando para uma boa saúde mental. Além disso, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.”, conclui a Professora.

[M.E./P.N.F.]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Companhia da Mídia