Depoimentos
Querido egresso,
Conte para nós como foi a sua experiência durante o período que estudou no CNSD.
Requerido
Inicio este depoimento descrevendo meus sentimentos de gratidão e débito à escola e às Irmãs Dominicanas. Em especial, dirijo-me à Irmã Maria Helena, que convidou nossa família para se juntar à comunidade dominicana no âmbito escolar. A menção da família, adjunta à escola, faz-se imperiosa, uma vez que o CNSD preocupa-se para além da formação conteudista, se dedicando ao crescimento humano do indivíduo. Durante todo meu período de estudos, de 2006 à 2013, mantive-me como bolsista, sendo que, se descaracterizado de tal condição, seria inviável manter-me na escola. Ao concluir o ensino básico, formei-me, em graduações concomitantes, como bacharel em Engenharia Mecânica (FACTHUS) e licenciado em Matemática (UFTM). Atualmente, curso o Mestrado em Educação (UFTM), e, com novos horizontes, descrevo o CNSD como extraordinário.
É com profundo carinho que resgato minhas memórias no CNSD para expor tamanha gratidão que sinto por ter me formado nesta instituição. Como professora, reconheço os métodos Montessori e Bernoulli como grandes formadores de alunos e profissionais, bem como cidadãos para o mundo.
Sou natural de Uberaba onde morei na minha primeira infância. Meu pai era bancário e em 1952 começamos uma série de mudanças. Até que em 1958 conheci as Irmãs Salesianas e, como já tinha o gérmen da vocação religiosa, ingressei-me nesta congregação em 1959 quando comecei a minha formação. Fiz a 1ª profissão religiosa em 1962. Portanto, sou salesiana há 57 anos. Em 1985 o meu Instituto lançou um apelo para o Projecto África e pude responder e sou portanto missionária em Moçambique ha 34 anos. Do Colégio, me lembro das façanhas de criança. Contudo, foi um ótimo colégio. Quem sabe numa próxima férias consiga fazer uma visita à minha terra e com certeza ao colégio da minha infância. Parabéns! Pelo que são hoje, resposta muito positiva aos tempos modernos com uma educação a altura das exigências hodiernas. Com gratidão infinita, Ir. Isoleta fma (Filha de Maria Auxiliadora)
Fui aluno da 3ª série do Fundamental até concluir o Ensino médio em 2012. Durante esses anos de CNSD, pude vivenciar um método sólido de ensino, além de um relacionamento muito humanizado tanto com os funcionários quanto com os professores. Aprendi muito mais do que o currículo escolar oferece, afinal um dos focos da escola sempre foi cuidar dos alunos para que se tornassem bons profissionais e ótimas pessoas. Também criei laços de amizade muito fortes que existem até hoje. Graças ao ensino, hoje possuo um alto nível de conhecimento, e isso proporcionou minha entrada na Universidade de Franca para estudar Tecnologia em Jogos Digitais. Hoje sou Empresário e Produtor Executivo de jogos digitais, além de ter fundado o primeiro Game Studio de Uberaba, inclusive sendo convidado para expor meu projeto na maior feira de games da América Latina e uma das maiores do mundo, a Brasil Game Show. Com certeza, ainda enfrentarei vários desafios na minha carreira, mas estou certo que todo o conhecimento adquirido no colégio irão facilitar meu caminho!
Estudei no colégio desde a época do “Pezinho”, eu tinha 2 anos e 8 meses e fiquei até me formar no Ensino Médio em 2013. Minha experiência como aluna foi ótima, fiz muitas amizades, tive excelentes professores e mestres. Tudo sempre foi muito organizado e com muita disciplina. Tive a oportunidade de criar laços e amizades que duram até hoje, e com um ensino impecável de base sólida. O método de ensino do colégio sempre foi muito forte, e graças a ele e com meu esforço e desempenho consegui uma vaga na Universidade Federal do Triângulo Mineiro no curso que eu sempre quis fazer: Biologia! Em meio ao caminho da vida, tive oportunidade de realizar um estágio voluntário de 6 meses no Instituto Australis, em Santa Catarina, com Baleias Franca Austral. Além disso, descobri um dom que eu nunca pensei: fotografia! Hoje, sou fotógrafa profissional há quase 2 anos, administrando minha microempresa Rayssa Resende Fotografia. São muitas frentes para alcançar, e sei que colocando em prática o que aprendi no CNSD, chegarei lá!
Para mim, o que guardo do Colégio Nossa Senhora das Dores foi a união do ensino com as bases para uma vida de amizade e religião. Isso me ajudou a saber valorizar quem são meus amigos de verdade (pois a maioria deles veio através da escola) e me ensinou a discernir o quanto é importante o estudo de qualidade para o mercado de trabalho. Hoje, ver o meu filho estudando na mesma escola, me faz lembrar de épocas maravilhosas da vida e ver a escola totalmente diferente do que era a minha época, é demais. Ah, ver meu filho participando da primeira Olimpíada do Dorão foi sensacional! Lembrei dos jogos entre as salas que repercutiam durante o ano inteiro pelos corredores do recreio. Parabéns pelas pessoas que fazem parte dessa escola. Gratidão aos nossos eternos professores e amigos que irão durar para sempre na nossa lembrança.
Ser dominicano, eu não entendia o que era ser até eu me tornar, mas acho que o ser dominicano está em mim muito antes de ser. O ser dominicano começou anos antes do meu nascimento, com a minha vó, que estudou aqui e sempre me conta como foi sua experiência, e mesmo com suas limitações ela conseguiu entender e se tornar Dominicana. Continuou com todos da minha família que estudaram e amaram essa escola, por todos os seus valores e conceitos que, fico feliz que através dos anos só ficaram mais fortes, mais respeitosos, mais inclusos. Comecei a estudar nessa instituição no 5º ano do Fundamental, até aí encarava uma escola só como um lugar que ensina a matéria, mas aqui mudei meu conceito através dos anos, vi que o CNSD é muito mais que alunos e professores, é muito mais que livros e lousa. Ele ensina de forma muito sutil, verdadeiros valores, de respeito, amizade, inclusão, solidariedade, e por mais que de cara não percebamos, cada membro dessa escola, do professor à Direção, está aqui para nos tornar cidadãos, pessoas de bem, e cada atitude deles é em favor do nosso futuro. Quando vejo pessoas e amigos de fora, vejo que isso não é o normal, que o que aprendemos aqui, como pessoas, em lugar nenhum mais se aprende, e quando um pai tem a confiança de por seu filho aqui, é porque ele sabe que seu filho será especial para a escola, que por mais que não esteja todo o tempo com o filho por conta de trabalho e afins, saberá que seu filho sairá daqui um verdadeiro cidadão, com valores. O sentimento de gratidão por essa escola e por cada membro docente é imenso, agradeço a tudo que fizeram por mim todos esses anos, me ajudando a melhorar, amadurecer, enxergar a vida como é e correr atrás dos meus sonhos. Pois daqui em diante, para tudo que me preparei, esses anos vão entrar em prática e me sinto preparado para tudo que está por vir. Feliz por começar a fazer o que eu amo e por ter concluído essa importante etapa da minha vida aqui no Colégio Nossa Senhora das Dores.
Meu nome é Maryelle Nirschl, tenho 18 anos e me formei no Colégio Nossa Senhora das Dores no ano de 2018, onde fiz a 3ª série. Hoje faço faculdade de psicologia na Universidade de Uberaba (Uniube). Estudar no CNSD, me proporcionou uma experiência nova, pois além da mudança de colégio, garantiu a certeza da profissão que quero para o resto da vida. Posso dizer que estudar no CNSD, fez com que eu conseguisse fazer alguns amigos que quero levar para vida toda, me desenvolvi como ser humano e vivenciei 1 ano cheio de histórias, conquistas e momentos bons. Foi uma honra ter estudado num colégio que importa muito sobre quem você é, e não apenas com os resultados de provas e exames. Tive muita ajuda da coordenação e professores, que sempre foi acolhedora comigo e com todos os outros alunos. Sinto saudades e garanto que foi a melhor escolha para terminar o meu Ensino Médio.