Plantão de Apoio Pedagógico - Fundamental Anos Finais

O Colégio Nossa Senhora das Dores se preocupa com as dificuldades de seus educandos e como elas podem impactar no aproveitamento escolar e na autoestima deles. Elas podem aparecer no decorrer do processo de aprendizagem, tornando difícil para o aluno acompanhar o ritmo da turma.

Com esse objetivo, as aulas de Plantão de Apoio Pedagógico oferecidas aos alunos dos 6ºs ao 9ºs anos do Ensino Fundamental Anos Finais atuam minimizando as dificuldades, colaborando para que as competências almejadas sejam atingidas.

Assim, o Plantão de Apoio Pedagógico oportuniza a aprendizagem dos educandos em nível de desigualdade com o ritmo da turma, consolidando e ampliando os conhecimentos e colaborando para a superação dos obstáculos presentes em sua aprendizagem.

Os alunos do CNSD que participam apresentam bons resultados, pois têm uma atenção individualizada que lhes proporciona a apropriação do saber necessário à sua formação acadêmica.

Matemática

O Plantão de Apoio Pedagógico para os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais disponibiliza um professor da área para promover uma análise aprofundada das dificuldades apresentadas pelo aluno referente ao conteúdo trabalhado em sala de aula.

Durante este período, os educadores utilizam estratégias e metodologia indicada para cada caso.

Horários

Quinta-feira
14h às 14h50: 8ºs anos
14h50 às 15h40: 6ºs anos
15h50 às 16:h40: 7ºs anos
16h40 às 17h30: 9ºs anos

Língua Portuguesa

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”
Paulo Freire

O Plantão de Língua Portuguesa oferecido aos alunos é um instrumento de apoio didático-pedagógico para suprir as eventuais dificuldades de aprendizagem relacionadas aos conteúdos de Língua Portuguesa, sejam eles gramaticais, ou mesmo de leitura e interpretação de textos.
Esta atividade oportuniza ao discente, situações de ensino-aprendizagem voltadas para dificuldades específicas.

Em parceria com o professor regente da disciplina, os conteúdos explorados no plantão, seguem o planejamento curricular trabalhado em sala de aula, a fim de auxiliar o aluno durante todo o ano letivo.

Horários

Quinta-feira
15h40 às 16h30: 7ºs anos
16h30 às 17h20: 6ºs anos
16h30 às 17h20: 9ºs anos
16h40 às 17h30: 8ºs anos

Produção de Textos

Nas atividades extracurriculares de Produção de Textos, os alunos são motivados a considerarem a escrita como uma das formas de interação social e levar em conta as práticas de linguagem vivenciadas em na língua materna ao escreverem seus textos nos mais variados gêneros textuais.

A prática de ensino de língua materna objetiva conduzir o estudante à interpretação e produção de textos coerentes e com opiniões bem fundamentadas.

“Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar.
Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer.”
Graciliano Ramos

Ao dizer que se devia escrever como as lavadeiras de Alagoas, Graciliano Ramos mostrou que usar palavras para dizer o que se pensa, o que se sente não era algo tão simples.

Mas, tal tarefa difícil e complicada pode ser facilitada por meio de atividades prazerosas e também de empenho por parte do aluno.

Horários

Quinta-feira
14h30 às 15h20: 6ºs e 7ºs anos
15h40 às 16h30: 8ºs anos

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