Ensino Médio CNSD: "Ensino forte e organizado"

Base Teórico-Pedagógica

Nas últimas décadas, a proposta de formação apresentada pelo Ensino Médio nas escolas tem sido questionada e discutida, de forma que novas técnicas e diretrizes tem sido introduzidas à medida que o mundo se transforma. A educação e o ensino precisam estar diretamente relacionados ao contexto social dinâmico de nossa sociedade.
Assim, cabe à escola preparar os jovens para a participação ativa na vida social e no mundo do trabalho, proporcionando o domínio de conhecimentos sistematizados, bem como o desenvolvimento de capacidades físicas e mentais, engendrados nos instrumentos culturais e científicos indispensáveis para a continuidade dos estudos. O sucesso em programas seriados de avaliação, ENEM e vestibulares, auxiliam na empregabilidade e na conquista de direitos sociais e da cidadania.
Ainda se faz necessário considerar as transformações provocadas pelo processo de internacionalização da economia e das políticas que interferem diretamente na vida de toda a humanidade, modificando a organização da sociedade e o cotidiano das pessoas.
Neste cenário, a educação tem papel fundamental, não apenas como opção técnica formadora, mas como alternativa para a construção de uma sociedade democrática, solidária e justa.
Todos somos sujeitos engajados no processo histórico que nos rodeia e, por isso, somos constituídos como seres ativos na relação ensino e aprendizagem, num processo dialético infinito. Assim, não basta esgotar conteúdos programáticos, é urgente ensinar nossos alunos a aprender a aprender.
Nosso desafio diante deste mundo é a formação técnica associada à formação humana, baseada na filosofia anastasiana-dominicana, que procura enxergar o ser humano em todas as suas dimensões: cognitiva, afetiva, social, espiritual e ética, viabilizando o trabalho em equipe, estimulando uma visão de futuro positivo, desenvolvendo competências profissionais modernas e dinâmicas.

Objetivos:

  • Proporcionar aos alunos uma educação de qualidade, que os prepare para a aquisição dos conhecimentos científicos, culturais e artísticos;
  • Favorecer uma educação voltada para o domínio das linguagens, das ciências e das tecnologias, desenvolvendo no aluno o senso crítico e o exercício da cidadania;
  • Desenvolver a capacidade de aprender a aprender, apropriando-se dos saberes, e sendo capaz de se adaptar com flexibilidade às novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posterior;
  • Oferecer oportunidade de crescimento espiritual que venha contribuir para a formação de pessoas íntegras, justas e fraternas, conscientes de seu papel de agentes transformadores;
  • Incentivar os alunos para o exercício da descoberta da pesquisa, do experimento, da criatividade, facilitando uma nova postura profissional, e acentuando o compromisso de relação entre teoria e prática;
  • Solidificar os princípios sociais, humanos e educativos defendidos pela Proposta Pedagógica para garantir a ampliação da visão de mundo dos educandos, facilitando o seu engajamento no campo acadêmico e/ou profissional.
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