“Diário de bordo” da Terceira Série do Ensino Médio

8 de abril de 2011 - 10:01:00. Última atualização: 23 de julho de 2019 - 10:56:04

Aqui, a saga de uma turma de alunos entusiasmados com o futuro, extremamente antenados às novas tendências, ainda assim com algumas dúvidas – típicas da idade – e muitas expectativas do que vem por aí…

Do outro lado; Coordenação, Direção, Professores e todo o Colégio Nossa Senhora das Dores em grande sincronia para promover um ano especial e decisivo para a formação humana e profissional de cada um destes adolescentes.

Hoje, com a palavra… a Professora Débora

Nome:
Débora Lima

Formação:
Letras (Inglês/Português) pelo Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Especialização em Linguística pela UFU

Disciplinas que leciona  na 3ª série do EM:
Português, Redação e Literatura

Faz parte da equipe CNSD desde:
2008

De que forma, dentro da sua disciplina, os alunos estão sendo preparados para esta transição: escola – faculdade:
Agrupando conhecimentos das disciplinas que leciono (Português e Literatura) na aula de Redação, conforme o que é solicitado pelas faculdades nas provas de vestibular: ensino de tipologias textuais, resenha, artigo de opinião, dissertação.
Outro exercício importante é feito através da “higienização e reestruturação de textos”, a atividade possibilita competência ao aluno para que corrija sozinho as próprias redações.
O desafio é constante na sala de aula, preparando-os para o que há de vir!

Sobre o conteúdo:
Digitalizei 3 provas e as apresentei aos alunos mostrando a distribuição de pontos, a média utilizada é a mesma das provas de vestibulares – fiz o curso CORET em Uberlândia para aplicar o conhecimento na sala de aula. Após a correção coletiva, os alunos são separados em duplas, para que corrijam a prova do outro.
São 7 aulas semanais e procuro inovar sempre, seguindo alguns critérios:
1) Instrução: criar a competência na Língua Portuguesa aliada ao conhecimento tipológico na aula de Redação.
2) Desafiá-los: ½ ponto extra para quem souber responder uma pergunta da professora.
3) Grupos de estudos: os alunos apresentam seminários nas aulas de Literatura.
4) Atualidade: semanalmente é trabalhado um artigo de opinião sobre o “conhecimento de mundo” – questão de vestibular.
5) Simulado de Português: 100 questões valendo 0,05 cada uma.

Fala, Débora!
Pra mim, esta é a melhor turma que eu já tive! Por quê? Porque eles conseguem aliar cognição (conhecimento/estudo) a um clima harmonioso, divertido e colaborativo. É uma turma unida que respeita a individualidade do colega. São alunos comprometidos e respeitosos com a comunidade educativa (professores e funcionários).
Com certeza, este ano será o melhor resultado de aprovação em vestibular nos últimos 3 anos.

“Maturidade é a marca registrada desta turma”, finaliza a professora Débora.

O “Diário de bordo” será apresentado semanalmente, sempre às sextas-feiras. Fique por aqui!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Companhia da Mídia