A turma do 2º ano “B” do Ensino Fundamental Anos Inicias do Colégio Nossa Senhora das Dores está conhecendo um pouco mais sobre as plantas, portanto, para o trabalho bimestral foi proposto aos alunos a “experiência do feijão”. A atividade foi realizada em casa a partir de 19 de maio de 2023 e após 10 dias de observação as crianças trouxeram para o Colégio e socializaram com os colegas o desenvolvimento da planta, no dia 29.
A Prof.ª Fernanda Mendes explica que a germinação do feijão é um processo que compreende a três fases, cada uma delas é bem importante para que a planta cresça e se desenvolva. Um dos benefícios da atividade de plantar feijão é o incentivo à observação através do acompanhamento do crescimento da planta. As crianças acompanharam a germinação dos grãos até a total formação da plantinha. Na experimentação da germinação de feijão no algodão, as crianças verificaram como a planta se desenvolve a cada dia com o recebimento da água, temperatura e o contato com a luz do sol.
Sobre o envolvimento e aprendizado da turma, a professora diz: “Foi importante para as crianças compreenderem que para que o feijão cresça e produza outros grãos demanda bastante tempo, ao contrário de arrancar ou cortar uma árvore, que pode ser executado em segundos e significa a morte da planta. Acompanhar a germinação e o crescimento da planta fez com que as crianças percebessem o quanto é difícil para a natureza produzir e manter suas florestas, bosques, pastos e jardins, que formam o habitat de todos os seres vivos.”
Confira alguns cliques abaixo!
[A.P./P.F.M.]