“Diário de bordo” da Terceira Série do Ensino Médio

8 de abril de 2011 - 10:01:00. Última atualização: 23 de julho de 2019 - 10:56:04

Aqui, a saga de uma turma de alunos entusiasmados com o futuro, extremamente antenados às novas tendências, ainda assim com algumas dúvidas – típicas da idade – e muitas expectativas do que vem por aí…

Do outro lado; Coordenação, Direção, Professores e todo o Colégio Nossa Senhora das Dores em grande sincronia para promover um ano especial e decisivo para a formação humana e profissional de cada um destes adolescentes.

Hoje, com a palavra… a Professora Débora

Nome:
Débora Lima

Formação:
Letras (Inglês/Português) pelo Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Especialização em Linguística pela UFU

Disciplinas que leciona  na 3ª série do EM:
Português, Redação e Literatura

Faz parte da equipe CNSD desde:
2008

De que forma, dentro da sua disciplina, os alunos estão sendo preparados para esta transição: escola – faculdade:
Agrupando conhecimentos das disciplinas que leciono (Português e Literatura) na aula de Redação, conforme o que é solicitado pelas faculdades nas provas de vestibular: ensino de tipologias textuais, resenha, artigo de opinião, dissertação.
Outro exercício importante é feito através da “higienização e reestruturação de textos”, a atividade possibilita competência ao aluno para que corrija sozinho as próprias redações.
O desafio é constante na sala de aula, preparando-os para o que há de vir!

Sobre o conteúdo:
Digitalizei 3 provas e as apresentei aos alunos mostrando a distribuição de pontos, a média utilizada é a mesma das provas de vestibulares – fiz o curso CORET em Uberlândia para aplicar o conhecimento na sala de aula. Após a correção coletiva, os alunos são separados em duplas, para que corrijam a prova do outro.
São 7 aulas semanais e procuro inovar sempre, seguindo alguns critérios:
1) Instrução: criar a competência na Língua Portuguesa aliada ao conhecimento tipológico na aula de Redação.
2) Desafiá-los: ½ ponto extra para quem souber responder uma pergunta da professora.
3) Grupos de estudos: os alunos apresentam seminários nas aulas de Literatura.
4) Atualidade: semanalmente é trabalhado um artigo de opinião sobre o “conhecimento de mundo” – questão de vestibular.
5) Simulado de Português: 100 questões valendo 0,05 cada uma.

Fala, Débora!
Pra mim, esta é a melhor turma que eu já tive! Por quê? Porque eles conseguem aliar cognição (conhecimento/estudo) a um clima harmonioso, divertido e colaborativo. É uma turma unida que respeita a individualidade do colega. São alunos comprometidos e respeitosos com a comunidade educativa (professores e funcionários).
Com certeza, este ano será o melhor resultado de aprovação em vestibular nos últimos 3 anos.

“Maturidade é a marca registrada desta turma”, finaliza a professora Débora.

O “Diário de bordo” será apresentado semanalmente, sempre às sextas-feiras. Fique por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

function adicionar_lightbox_scripts() { wp_enqueue_style( 'glightbox-css', 'https://cdn.jsdelivr.net/npm/glightbox/dist/css/glightbox.min.css' ); wp_enqueue_script( 'glightbox-js', 'https://cdn.jsdelivr.net/npm/glightbox/dist/js/glightbox.min.js', array(), null, true ); wp_add_inline_script( 'glightbox-js', " document.addEventListener('DOMContentLoaded', function () { const figures = document.querySelectorAll('figure.wp-block-image:not(:has(a))'); figures.forEach(figure => { const img = figure.querySelector('img'); if (img) { const src = img.getAttribute('src'); const alt = img.getAttribute('alt') || ''; const link = document.createElement('a'); link.href = src; link.className = 'glightbox'; link.setAttribute('data-gallery', 'galeria-post'); link.setAttribute('data-title', alt); img.parentNode.insertBefore(link, img); link.appendChild(img); } }); GLightbox({ selector: '.glightbox' }); }); " ); } add_action( 'wp_enqueue_scripts', 'adicionar_lightbox_scripts' );