Educação financeira na formação de estudantes do CNSD

11 de abril de 2025 - 09:10:04. Última atualização: 11 de abril de 2025 - 09:10:05

A partir da adolescência, em algum momento, todos têm contato com questões financeiras. Muitas vezes, os jovens em formação não compreendem bem tantas novas informações. No Curso Técnico em Administração do Colégio Nossa Senhora das Dores há disciplinas que abordam vários assuntos e, sob a orientação do Prof. Frederico Marinho Correia, da disciplina de Empreendedorismo, os alunos trabalharam o conteúdo de finanças pessoais.

Quando abordado o assunto Empreendedorismo, o retorno financeiro é resultado de um grande trabalho e é muito importante que todos os alunos compreendam boas práticas de finanças como:

  • poupar seu dinheiro, fazer reserva de emergência;
  • anotar e detalhar toda a entrada e saída financeira;
  • reduzir os seus custos fixos e os gastos desnecessários;
  • estabelecer limites de gastos em cada categoria (ex., supermercado, lazer etc);
  • parcelar antes de fazer uma compra (ou seja, juntar o dinheiro e comprar à vista).

Esses são alguns dos tópicos abordados, mas os que mais geram curiosidades e discussões são os assuntos relacionados aos termos bancários. A grande maioria possui dúvidas sobre a diferença de uma conta corrente para a conta salário e conta poupança. Através dos estudos, compreendem o que é o cheque especial, a capitalização, a diferença do cartão de débito para o cartão de crédito, como funciona a fatura do cartão de crédito, e como trabalhar com esse último, sem adquirir dívidas ou ter problemas financeiros futuros.

Os estudantes compreendem a importância de seguir com o planejamento, o acompanhamento de todas as finanças e concluem que, no orçamento, é necessário que tenham mais entradas e menos saídas, ou seja, gastar menos do que se ganha. A educação financeira é essencial na formação empreendedora. Como informado em sala de aula, é muito importante que os jovens conversem com seus familiares sobre a formação adquirida para que a família também tenha este conhecimento e esteja integrada com a evolução dos seus.

[Texto escrito por Frederico Marinho Correia – professor de Empreendedorismo/A.P.]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Companhia da Mídia