No dia a dia, nos deparamos com o uso de diferentes tecnologias que possibilitam o processo de transmissão de informação e comunicação denominadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). No mercado de trabalho, sobretudo, elas são de fundamental importância, pois tornam possível a maximização dos resultados esperados. Quem quer entrar ou se manter no mercado de trabalho deve ter boa fluência digital, ou seja, saber minimamente usar bem as ferramentas de edição de texto, planilhas eletrônicas e gráficos, criação de slides, navegar na internet, além de uma infinidade de outras plataformas, softwares e aplicativos. Desenvolver tais habilidades é de extrema importância para se destacar no mundo corporativo e para garantir vantagem competitiva.
Na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação do Curso Técnico em Administração do Colégio Nossa Senhora das Dores, os alunos são levados, desde a primeira aula, a pensar o processo tecnológico e seu suporte e aplicação em soluções para o trabalho empresarial. Com aulas quase 100% práticas, os alunos realizam atividades que buscam simular as tarefas que realizarão futuramente em seus postos de trabalho. Mais do que apenas o uso do computador, os alunos entendem como essas ferramentas tecnológicas podem contribuir para a solução de problemas e para a obtenção dos melhores resultados. Tais práticas se estendem a todas as disciplinas, uma vez que o trabalho final de curso requer a integração de conhecimentos.
Saber o básico de informática já não é mais um diferencial competitivo. É necessário domínio, não só do uso, dos principais softwares utilizados em escritórios e demais empresas, como também saber produzir informação válida e útil a partir da interpretação de dados. O domínio do uso de editores de texto e planilhas eletrônicas é a melhor opção para quem busca ingressar e manter-se no mercado de trabalho.
[Texto do Prof. Naedson Rosa/Edição por A.F.]