Alunos do Curso Técnico em Administração do CNSD conversam com jornalista sobre carreira

6 de outubro de 2022 - 13:58:06. Última atualização: 6 de outubro de 2022 - 18:43:49

No dia 03 de outubro de 2022, a convite da professora de Inglês Instrumental Mariana Amaro, os alunos do Curso Técnico em Administração do Colégio Nossa Senhora das Dores participaram de uma roda de conversa com o jornalista Pedro Henrique Dahdah Marino sobre sua trajetória estudantil-profissional e participação no Programa Jovens Embaixadores (JE).

Pedro cursou o Ensino Médio na Escola Estadual Aurélio Luiz da Costa, sempre foi um excelente aluno e especialmente apaixonado pela língua inglesa, além de engajado em voluntariados. Por todos esses motivos, ele foi escolhido, entre 18.600 candidatos, para ser Jovem Embaixador juntamente com outros 49 estudantes. O processo de seleção foi realizado pela equipe do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU) em Uberaba. Após a sua participação no Programa, Pedro se formou em Jornalismo pela Universidade de Uberaba e, hoje, trabalha no Núcleo de Comunicação e Marketing da Província Nossa Senhora do Rosário.

Foi um momento de muita inspiração e motivação! Os alunos tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas com Pedro e se interessaram em candidatar para o Programa em 2023.

SOBRE O PROGRAMA

O Programa Jovens Embaixadores (JE) é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América. Criado em 2002, o JE é um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes brasileiros do Ensino Médio da rede pública que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

Assim, como muitos estudantes do Ensino Médio já começam a pensar em carreiras e oportunidades profissionais, o Programa também foca no desenvolvimento de habilidades para o ambiente em constante transformação do século XXI. A experiência de ser um Jovem Embaixador permite que os horizontes desses alunos se ampliem, ao mesmo tempo em que eles auxiliam no estreitamento dos laços de amizade, respeito e colaboração entre Brasil e Estados Unidos.

Para participar do Programa Jovens Embaixadores, os candidatos devem preencher todos os seguintes pré-requisitos:

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa;
  • Ser aluno do ensino médio na rede pública brasileira e já ter cursado ou estar cursando pelo menos o 1º ano do ensino médio em 2021 – alunos que iniciarão o 1º ano do ensino médio em 2022 não poderão se candidatar;
  • Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
  • Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;
  • Jamais ter viajado aos Estados Unidos;
  • Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;
  • Ter excelente desempenho escolar;
  • Ter perfil de liderança e iniciativa;
  • Ser comunicativo(a);
  • Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
  • Estar atualmente engajado(a) em iniciativa(s) de empreendedorismo e/ou impacto social em sua comunidade por pelo menos 6 meses.

[Texto escrito pela Prof.ª Mariana Amaro/Edição A.P./Fotos por Pedro Soares]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *