Em 1º de fevereiro de 2023, primeiro dia de aula deste ano letivo, a Pastoral Escolar realizou a celebração de boas-vindas na Capela do Colégio Nossa Senhora das Dores com o objetivo de fortalecer o valor da acolhida, importante princípio da educação anastasiana-dominicana.
Os alunos foram recebidos pelos professores Wanderson Ferreira, coordenador da Pastoral Escolar, e Lígia Del Nery, e pela Diretora Marta Beatriz Queiroz Fabri. Em seguida, o Prof. Wanderson deu boas-vindas e realizou uma apresentação dos valores anastasianos-dominicanos, destacando a história secular de 137 anos do CNSD, as comemorações dos 190 anos de nascimento de Madre Anastasie e a Campanha da Fraternidade 2023. Os princípios do ecumenismo e do diálogo inter-religioso foram valorizados como importantes caminhos para a vivência da empatia e da regra de ouro na comunidade educativa: “trate o outro como gostaria de ser tratado”.
A Prof.ª Lígia realizou uma significativa reflexão sobre o tema “Educação, fé e alegria: Parábola da Semente (Marcos 4, 26-29)”. A parábola reflete que temos que viver à altura da realidade e que esta vida não é vã. Há um propósito em tudo o que fazemos, conforme 1 Coríntios 15,58: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão”. A parábola nos inspira ao seguinte propósito: crescer, evoluir para sermos melhores com nós mesmos e com o próximo, sobretudo com os mais necessitados, contribuindo para a construção de uma sociedade mais humana, criativa, fraterna e feliz. Em seguida, a Diretora Marta saudou os alunos presentes com uma bela fala sobre desafios, recomeços e conquistas. “É um dia de muita festa e alegria quando professores, colaboradores e alunos se encontram para que possam recomeçar. Afinal, a vida é um eterno recomeçar, todos os dias, em todos os momentos”, afirma a Diretora. Além disso, ela ressaltou a importância da gratidão pela oportunidade de estudar em uma escola de tantos e tamanhos valores: “Vocês são a razão de ser de uma escola”. A celebração foi finalizada com um momento de Oração do Pai Nosso, apresentação dos educadores anastasianos-dominicanos e abraço da paz.
O Prof. Wanderson diz: “A acolhida é um significativo valor da educação anastasiana-dominicana. No Colégio Nossa Senhora das Dores, historicamente, Irmãs e leigos sempre buscaram acolher os alunos, famílias e membros da escola com respeito, empatia e diálogo. As celebrações de boas-vindas foram momentos de alegria e de fé. As comemorações dos 190 anos de nascimento de Madre Anastasie foram iniciadas: ‘sede aleluia da cabeça aos pés”. Que Deus, por intercessão de Domingos e Anastasie, fortaleça cada vez mais o valor da acolhida na comunidade educativa. Um feliz ano letivo 2023.”
[ A.F./C.W.F.]