Egresso do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora das Dores em 2023, Gustavo Belo de Castro Talala segue sua trajetória com destaque. No momento, ele está participando da 13ª Edição da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL), também chamada de Edição Abya Yala (2023-2024). A competição é, segundo o seu próprio site, “um evento aberto e gratuito, que acontece desde 2011, instigando seus participantes a ampliar suas habilidades lógico-analíticas, sua intuição linguística, e sua visão sobre os povos do mundo, a partir de uma abordagem interdisciplinar. Suas quatro etapas (online, em papel, ELO e olimpíada internacional) permitem diferentes graus de envolvimento dos participantes.”
Talala, como sempre foi chamado no CNSD desde que aqui entrou, em 2018, participou de várias atividades extracurriculares, como as aulas de Robótica Educacional e o Programa Aluno Tutor, o que também permitiu que ele desenvolvesse um projeto de destaque nacional e fizesse parte do Desafio Liga Jovem, competição de empreendedorismo do Sebrae. Porém, ele entende que não foram somente as atividades acadêmico-escolares que o auxiliaram no desenvolvimento de seu potencial e habilidades, mas também as relações e amizades aqui nascidas e a relação aluno-professor, nas palavras dele, “quase familiar, mantendo a disciplina e o profissionalismo”. Foi justamente a partir daí que surgiu a ideia de sua participação da OBL, por sugestão de uma professora.
Ele conta que, após uma aula, a Prof.ª Anabel Martins, que leciona Literatura no Ensino Médio, falou sobre a competição. Refletindo se participaria ou não, Talala resolveu algumas questões de natureza lógico-dedutiva referentes ao que a Olimpíada propõe e descobriu verdadeiro gosto por esse tipo de desafio, que “exige uma visão mais ampla do contexto e até mesmo uma bagagem sociocultural que não se constrói em um dia ou dois”. Decidiu, então, se inscrever. A primeira fase, online, foi composta por mais questões de análise contextual, enquanto a segunda, presencial e realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) em Uberaba, abordou uma vertente mais gramático-estrutural, abrangendo de forma exemplar a totalidade da conjuntura da língua portuguesa, bem como de outras línguas indígenas, como a Kuna, retratada nesta edição. Ele reconhece todo o esforço e apoio da Prof.ª Anabel, mas não só, como fundamentais em sua participação na competição, que resultou na evolução para a próxima etapa, na Escola de Linguística de Outono, que acontecerá de março a maio de 2024. Esta etapa reunirá aproximadamente 50 participantes e acontecerá com reuniões e atividades semanais de forma online, enquanto outras atividades acontecerão presencialmente durante uma semana em Brasília-DF. Após isso, os participantes com melhor desempenho serão selecionados para a quarta e última etapa, que será a olimpíada internacional.
Talala reconhece também a importância dos professores na formação dos estudantes em suas trajetórias, incluindo, é claro, os da área de Linguagens do CNSD: “são eles que fomentam a leitura de obras clássicas e modernas que ampliam nossa visão de mundo, são eles que nos ensinam as belezas da nossa língua materna e a melhor forma de se comunicar em sociedade e com o outro, são eles que nos formam como cidadãos funcionais e agentes de mudança”. Ele também menciona que, para além de conteúdos programáticos, os professores promovem atividades que enriquecem os estudantes e desenvolvem um olhar mais crítico da vida. Sobre as habilidades e fatores fundamentais de si que ele destaca, estão a habilidade de pensamento lógico e reconhecimento de padrões que ele adquiriu por meio de jogos, arte e desafios de diferentes naturezas.
Gustavo Talala, desde a conclusão do Ensino Médio, tem se dedicado aos estudos de forma geral. No momento, aguarda pela divulgação do resultado da turma do 2º semestre letivo do Curso de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) sem deixar de se preparar para outros vestibulares, bem como manter um método de recordação ativa e internalizar aprendizados que ele considera que serão vitais tanto para o curso quanto para a vida em si. Ele também ressalta que todos os estudantes podem e devem participar de experiências enriquecedoras, como as Olimpíadas escolares: “o que verdadeiramente importa não é apenas o resultado, mas sim a nossa trajetória, que, diferentemente do primeiro, traz consigo a maior parte dos conhecimentos que nos moldarão como seres humanos.”
A equipe do Colégio Nossa Senhora das Dores está sempre atenta e orgulhosa do sucesso de nossos estudantes e egressos! Desejamos ao Talala muitas alegrias e força não só na OBL, mas também na realização de seus objetivos e sonhos!
[A.P.]