No mês de junho e julho, os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Ensino Técnico do Colégio Nossa Senhora das Dores participaram da XXIII Olimpíada Dominicana.
A abertura ocorreu no dia 27 de junho no Ginásio do Complexo Esportivo CNSD e contou com diversos momentos: primeiramente, o mestre de cerimônia e Gerente Administrativo Financeiro – Milton Ferreira deu início ao evento com cumprimento aos presentes. Em seguida, os alunos, protagonistas de toda a cerimônia, foram chamados e adentraram o Ginásio representando cada bandeira da competição: amarela, azul, verde e vermelha.
Em um segundo momento, ocorreram apresentações por alunos da Escola de Esportes, a fim de representar o excelente trabalho desenvolvido nas mais diversas modalidades ofertadas pela mesma aos alunos, pais e comunidade e valorizar o esporte como arte. Logo depois, a Santa padroeira dos atletas – Nossa Senhora das Dores – foi homenageada pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio através da entrada do andor de sua imagem.
Para finalizar, o símbolo dos Jogos Olímpicos foi reproduzido com a chama da tocha olímpica acesa pelo aluno Gabriel Monteiro. Além disso, o juramento dos atletas foi feito pela aluna Nicole Fidalgo, ambos da 1ª série do Ensino Médio. “Declaro aberta a XXIII Olimpíada Dominicana CNSD de 2019”, concluiu a Diretora Marta Fabri.
Do dia 28 de junho ao dia 12 de julho, os jogos ocorreram nas mais diversas modalidades: salto, corrida, xadrez, natação, tênis de mesa, vôlei, peteca, badminton, pique bandeira, queimada, basquete, handebol, jogo da velha gigante, bola ao arco, futsal, futebol de campo, amarelinha e outros. Já a Educação Infantil desenvolveu atividades como bola de carona, gincana com tampinhas, gincana com bola, chute ao gol, jogo da lateralidade, formas geométricas, jogo das argolas, passagem em bambolês, circuito e corrida velocidade.
Vale lembrar que, além dos esportes, a Olimpíada Dominicana também promoveu práticas de solidariedade através da etapa social, em que se incentivou a doação de litros de leite para encaminhamento a instituições carentes.
Como resultado coletivo final matutino, obteve-se a seguinte classificação por bandeiras: o 1º lugar foi conquistado pela bandeira azul com 5.353 pontos, o 2º lugar pela bandeira vermelha com 3.886 pontos, o 3º lugar pela bandeira amarela com 3.862 pontos e, por fim, o 4º lugar pela bandeira verde com 2.210 pontos.
Já para o vespertino, os resultados foram: 1º lugar para a bandeira azul com 1.494 pontos, 2º lugar para a bandeira vermelha com 1.370 pontos, 3º lugar para a bandeira amarela com 1.182 e 4º lugar para a bandeira verde com 1.111.
O encerramento contou com a entrega de medalhas de participação aos alunos, além das medalhas referentes aos esportes individuais de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio e aos recordistas de natação e atletismo. Também foram anunciados os resultados das equipes campeãs e da arrecadação de leite – o que totalizou 2.037 litros de leite.
[M.E.]