Turmas da 2ª série do CNSD desenvolvem projetos de iluminação econômica e ecológica

2 de agosto de 2021 - 13:35:04. Última atualização: 2 de agosto de 2021 - 13:50:13

No dia 05 de julho de 2021, as turmas da 2ª série “A” e “B” do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora das Dores, junto da Prof.ª Viviane Silveira (Química, coordenadora da Área de Ciências da Natureza) e do Prof. Thiago Miranda (Física), realizaram apresentação sobre inovação tecnológica com abrangência social e ecológica. Os alunos tinham o objetivo de desenvolver uma solução de iluminação segura e de baixo custo para famílias carentes que vivem sem acesso à eletricidade, principalmente de Uberaba-MG, usando a luz solar como fonte renovável de energia. Para isso, cada grupo desenvolveu seu projeto e apresentou uma maquete demonstrando e explicando todo o funcionamento da parte elétrica.

O projeto aconteceu dentro da disciplina de Investigação Escolar – Itinerário de Ciências da Natureza e teve início em 26 de março deste ano com base em roda de conversa sobre uma imagem que ilustra o uso de velas e lampiões como fontes de iluminação residencial, contrastando com a era da informação e da tecnologia que vivemos hoje. Após isso, foi proposto aos estudantes que se colocassem como membros de uma equipe de engenheiros, cientistas da natureza e arquitetos preocupados com sustentabilidade e com questões sociais e econômicas. Dentre as formas de energia, optou-se pela solar em função do potencial que o Brasil tem nesse quesito e por permitir o desenvolvimento de soluções simples e aplicáveis em todas as regiões do país.

Segundo a Prof.ª Viviane, “o projeto iluminação econômica e ecológica para famílias sem acesso à eletricidade se justifica pela importância da energia na sociedade atual e por considerarmos relevante tratar de temas sociais de modo a sensibilizar os estudantes para participar de projetos que possam melhorar a vida das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.” Sobre a atuação dos alunos, ela diz que “foi perfeita! Nesse projeto, os estudantes precisaram se envolver com conteúdos conceituais, procedimentais da área de Ciências da Natureza e com as realidades socioculturais do local. Eles estavam empolgados, cada grupo queria trazer uma ideia diferente, e tiveram que estudar e pesquisar bastante, conseguindo apresentar um trabalho de qualidade!”

[A.P./P.V.S.]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Companhia da Mídia