“Tipagem sanguínea” conclui o conteúdo de genética no Ensino Médio

5 de setembro de 2019 - 08:53:34. Última atualização: 17 de outubro de 2019 - 08:12:22

No dia 04 de agosto, os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora das Dores experimentaram um pouco da enriquecedora articulação ente teoria e prática durante as aulas de Biologia da Professora Glenda Carvalho.

Correspondente ao conteúdo programático ministrado em sala de aula, os estudantes realizaram a “tipagem sanguínea”, a fim de consolidar o processo de ensino-aprendizagem da genética. Um processo bastante utilizado em transfusões sanguíneas e centros de hemoterapia, a tipagem sanguínea consiste em um teste que acusa qual o tipo sanguíneo e fator RH do paciente.

A escolha pela atividade é de grande relevância em função da ampla abordagem simultânea de assuntos como: herança autossômica, dominância e codominância, frequência de alelos na população, antígenos, anticorpos e segregação independente.

“A articulação entre teoria e prática é essencial para que os alunos obtenham o melhor aproveitamento possível das aulas. Os resultados obtidos junto aos estudantes com a aplicação do experimento na sala de aula mostram como a utilização do exercício promoveu a melhor compreensão da genética” complementa a Professora Glenda.

[M.E./P.G.C.]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Companhia da Mídia