Frei dominicano traz momento de reflexão ao Ensino Médio do CNSD

19 de setembro de 2024 - 16:56:16. Última atualização: 19 de setembro de 2024 - 17:02:52

No dia 4 de setembro de 2024, o Colégio Nossa Senhora das Dores foi palco de um momento de reflexão para os alunos do Ensino Médio, promovido pela Pastoral Escolar. O encontro, realizado na Capela do Colégio, contou com a condução do Frei Almy, op, pároco da Paróquia São Domingos, e teve como foco as temáticas de vocação, projeto de vida e valores anastasianos-dominicanos. O evento integrou as celebrações do Mês das Vocações e do Ano da Simplicidade das Irmãs Dominicanas.

Com o apoio do pastoralista Wanderson Raposa Ferreira, do coordenador pedagógico Júlio César Guedes e da professora de Ensino Religioso e Projeto de Vida Maria Lígia Cardoso Del Nery, o encontro proporcionou aos estudantes um espaço para oração e introspecção, reforçando a importância de uma educação integral, que abarca o desenvolvimento acadêmico, sócioemocional e social.

Durante sua fala, Frei Almy lançou uma pergunta desafiadora aos jovens: “O que você traz nos olhos?” — uma reflexão sobre o que cada um carrega em seu olhar, suas aspirações, responsabilidades e visão de mundo. Em sintonia com a proposta das aulas de Projeto de Vida, ele destacou a importância da vocação, missão, compromisso e responsabilidade na vida de cada um. “Qual é a sua vocação? Qual é o seu propósito?”, questionou, convidando os estudantes a refletirem sobre o chamado de Deus que arde no coração de cada pessoa.

Frei Almy utilizou a metáfora da azeitona, em que o processo de prensagem representa a vida humana: a vocação é dar o máximo de si, tal como a azeitona que, ao ser prensada, oferece seu óleo para alimentar, iluminar e purificar. Ele relacionou essas etapas ao próprio Jesus, que convida seus seguidores a serem “o sal da terra e a luz do mundo”, ajudando os outros a enxergar a realidade com clareza e consciência.

Além disso, a reflexão abordou questões fundamentais para os jovens: muitas vezes, é difícil fazer o que se gosta e se quer, imagine então fazer o que não se gosta e não se quer. O Frei alertou que fazer as coisas pela metade é mediocridade e perguntou: “O que você quer da vida?” — destacando que nossas escolhas muitas vezes são condicionadas, restritamente, pelo sucesso e por questões materiais, mas o verdadeiro caminho é aquele guiado pela vocação e propósito, valores preciosos que não podemos ignorar. O encontro foi um momento significativo para os estudantes, que saíram com uma nova visão sobre a importância de se comprometer com o seu propósito de vida, abraçando sua missão com responsabilidade e consciência, sempre atentos ao chamado de Deus.

[Texto escrito por Wanderson Raposa Ferreira, Coordenador da Pastoral Escolar]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Companhia da Mídia