Há 3 anos, a 2ª série do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora das Dores desenvolve um trabalho chamado Trabalho de Conclusão de Série – TCS. Esse é um projeto interdisciplinar de Ensino Religioso e Projeto de Vida com o objetivo de aproximar os alunos da vida universitária.
Os estudantes têm aulas de metodologia científica, aprendem a formatar arquivos de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, desenvolvem ainda mais suas habilidades criativas usando aplicativos como o CANVA para elaborar suas apresentações, têm aulas de técnicas de apresentação e oratória, e aprendem a reconhecer a diferença entre apresentações comerciais e acadêmicas. O conteúdo desse projeto deve ser um movimento político-religioso da história à escolha de cada grupo.
Em 2024, os movimentos políticos-religiosos apresentados foram: as Cruzadas, a Reforma Protestante, a 1ª Cisão do Cristianismo, o Movimento Quaker, a Cultura Celta, o HAMAS, a Teologia da Libertação da América Latina no século XX, o ISAS, o Fascismo Clerical, o Nazismo, o Judaísmo e sua importância política e religiosa, a Primavera Árabe, a Contrarreforma, o Soka Gakkai, as Cruzadas e a relação com os conflitos na Palestina, os Conflitos entre Israel e Palestina, o Afeganistão e sua política, e os Uigures na região de Xinjiang na China.
As apresentações aconteceram no dia 26 de novembro de 2024 e foram feitas em formato de seminário com duração de 08 a 12 minutos. No desenvolvimento de suas apresentações os alunos explicaram o que foi o movimento escolhido, o motivo da escolha, discorreram sobre a origem do movimento explicando porque esse é considerado um movimento político-religioso e apresentaram possíveis consequências e impactos desses movimentos no mundo contemporâneo.
A Prof.ª de Lígia Del Nery diz: “Acredito ser de fundamental importância para a futura vida acadêmica dos alunos essa vivência. Além das competências citadas acima, eles ainda têm a oportunidade de desenvolver a autorresponsabilidade, a auto-gestão e a autoavaliação. Amadurecem as relações interpessoais nas atividades em grupo e reconhecem que crescemos quando aprendemos a valorizar as diferenças, que as opiniões diferentes da minha podem ampliar os meus conhecimentos sobre diversos assuntos, que é, sim, necessário aprender a ouvir antes de responder e a não reagir a tudo e a todos, levando tudo para o lado pessoal. São meses de trabalho (de março a dezembro) e descobrem ao longo desses meses que não dá pra escrever mais ou menos ou pesquisar mais ou menos e que informação é muito diferente de conhecimento.”
[Texto escrito pela Prof.ª Lígia Del Nery/A.P.]