Alunos do CNSD ganham medalha em Olimpíada de Geografia

13 de setembro de 2024 - 12:07:33. Última atualização: 24 de outubro de 2024 - 09:57:39

De 05 a 23 de agosto de 2024, o Colégio Nossa Senhora das Dores participou da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). A participação dos alunos na OBG é de grande importância, pois promove o desenvolvimento de habilidades essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe. Além de ampliar o conhecimento geográfico, a OBG desperta o interesse dos estudantes por temas, como meio ambiente, sustentabilidade e questões socioeconômicas, conectando-os às problemáticas do mundo real.

A Olimpíada é composta de duas etapas: a primeira é dividida em três fases on-line em que as equipes respondem as questões e, ao final dessa etapa, é feito o ranking e o certificado das melhores equipes. Somente uma escola pública e uma escola privada vão para a fase presencial nacional em novembro. Ao participar, os alunos têm a oportunidade de aplicar o que aprendem em sala de aula em desafios práticos, desenvolvendo uma visão mais ampla e contextualizada do mundo ao seu redor. Além disso, a olimpíada contribui para o reconhecimento e valorização de talentos acadêmicos, incentivando o engajamento contínuo no aprendizado e a busca por excelência.

Os alunos do CNSD participaram divididos em duas equipes, a saber: Equipe Geo Dorão, que ganhou medalha de bronze, composta por Ana Letícia de Freitas Mendes, Isabella Santos Duarte e Rafaela Ferreira dos Santos; e Equipe Geo CNSD, que ganhou medalha de prata, composta por Isabella Freitas Alves, Lívia Rodrigues Pagliaro Ferreira e Luís Augusto Nunes de Oliveira. A participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Geografia foi marcada por grande empenho e entusiasmo. Desde as primeiras fases, os estudantes se dedicaram intensamente à preparação estudando temas, como cartografia, climatologia, biomas e questões socioambientais contemporâneas.

Trabalhando em equipe, eles enfrentaram desafios que exigiam raciocínio lógico e uma visão crítica sobre o mundo. A experiência não apenas reforçou os conhecimentos adquiridos em sala de aula, mas também proporcionou uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, como a capacidade de tomar decisões sob pressão e colaborar de maneira eficiente com colegas. A Prof.ª Fernanda Moreira, de Geografia e Mais Geografia no Ensino Médio do CNSD, coordenadora das equipes do CNSD na OBG, conta que: “o desempenho dos alunos foi muito positivo, com muitos avançando para as etapas seguintes, demonstrando compromisso e superação. A participação na OBG serviu para ampliar seus horizontes e aprofundar o interesse pela geografia e questões globais”.

[A.P./P.F.M.]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Companhia da Mídia