“Gentileza gera gentileza”. Essa célebre afirmação foi dita e espalhada pelas ruas e murais do centro da cidade do Rio de Janeiro por José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza. Já idoso, com uma longa barba e vestindo roupas brancas, Gentileza ficou conhecido na década de 1980 quando pintou 56 pilastras do Viaduto do Gasômetro com mensagens de amor, paz e respeito pela natureza.
Em novembro de 2021, baseando-se nessa conhecida frase e importante história trazida pelo livro da Coleção Bernoulli, as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Nossa Senhora das Dores realizaram uma atividade reflexiva na disciplina de Língua Portuguesa.
A Prof.ª Nilva Felix conversou com os alunos sobre a importância desse movimento nos anos 1980 e pediu que confeccionassem cartões que trouxessem mensagens de inspiração, autoajuda e otimismo. Depois, os cartões foram fixados nos murais do CNSD. Segundo a professora, o objetivo era de que todos que passassem por ali pudessem ler e refletir, “pois talvez possamos ajudar quando menos esperamos”. Quanto aos estudantes, a professora conta que “eles ficaram sensibilizados e adoraram a proposta”.
[A.P./P.N.F.]