Nos meses de fevereiro e março de 2020, a turma do 2º ano “B” do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Nossa Senhora das Dores exercitou a aprendizagem do sistema monetário em atividades propostas pela Prof.ª Luciana Fraga. Primeiro, com auxílio da bibliotecária Rosângela Darlen, as crianças fizeram a “troca” de dinheiro fictício por um livro da Biblioteca CNSD. Para a dinâmica, ao pegar livro o aluno deveria “pagar” a quantia de 2 reais. Isso envolveu o troco e a identificação da cédula.
Depois, a professora disponibilizou um link pela plataforma Iscool que auxiliaria as crianças, junto de suas famílias, na montagem dos “Monstrinhos do Silêncio”. Tais Monstrinhos seriam trazidos para a sala de aula para ajudá-los em algumas atividades. No dia da entrega da tarefa, as crianças ganharam 10 reais fictícios pelo cumprimento da mesma e também receberam a “Carteira-Monstro” para guardarem e manusearem com mais eficiência o dinheiro que receberiam ao longo do ano letivo. O uso dos monstrinhos em atividades diversas seria mediante “pagamento” feito pelos alunos que receberão um “Vale monstrinho” e, posteriormente, poderão escolher aquele que desejar. De posse do monstrinho, a criança deverá fazer silêncio durante a atividade, pois o monstrinho não gosta de barulhos.
O objetivo de ambas as atividades foi trabalhar o aprendizado efetivo do sistema monetário, auxiliando na familiarização com cédulas e moedas. “Foi muito interessante. A Coordenação de Área de Matemática sugeriu que fizéssemos atividades que envolvessem o sistema monetário ao longo do ano, assim decidi levar a atividade para outros espaços da escola, onde o processo de aprendizagem possa acontecer também fora de sala de aula e passa ser mais rico e prazeroso”, explica a professora.
[L.C./A.P./P.L.F.]