Estudos de Ciências levam à discussão de acessibilidade e empatia

28 de junho de 2019 - 09:12:30. Última atualização: 17 de outubro de 2019 - 08:19:15

Na última quarta-feira, 26 de junho, os alunos do 5º ano “C” do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Nossa Senhora das Dores passearam pela área externa do colégio e puderam aprender muito sobre acessibilidade. Isso ocorreu no período vespertino sob orientação da Professora Patrícia Zago.

Nessa atividade, os estudantes passaram pelos vários ambientes da escola e puderam observar os diversos pontos em que há oferta de acessibilidade aos deficientes físicos em geral. Além disso, também exerceram uma reflexão crítica, a fim de coletar lugares em que é cabível alguma melhoria.

A ideia para realização dessa diferente dinâmica se deve ao fato do conteúdo que os alunos, seguindo a programática da turma, estão aprendendo: o sistema nervoso e as consequências de lesões nesse sistema. Com base nos estudos realizados em Ciências, eles puderam perceber a extensão dos desafios que sofrem aqueles que possuem algum dano nessa área, como a impossibilidade de movimentação dos membros inferiores em paraplegia, por exemplo.

O objetivo da atividade foi o de despertar, nas crianças, um sentimento de empatia, solidariedade e respeito àqueles que de alguma forma sofrem com limitações motoras em função de rupturas na ordem correta do sistema nervoso. Dessa forma, os alunos crescerão entendendo que todos têm direito ao acesso livre e garantia de acessibilidade.

A Professora Patrícia conclui: “Nós, enquanto escola e educadores, temos o dever de plantar a semente da empatia e da igualdade social em nossos alunos. Isso constrói uma verdadeira sociedade para o futuro”.

[M.E./P.P.Z.]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Companhia da Mídia