X Semana Pastoral proporciona experiências religiosas aos alunos CNSD

16 de setembro de 2019 - 09:43:09. Última atualização: 17 de outubro de 2019 - 08:05:16

A partir do dia 02 de setembro, aconteceu a “X Semana da Pastoral” e, como parte desse evento, os alunos dos 6ºs anos do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Nossa Senhora das Dores participaram de um momento de reflexão sobre “Cristianismo: carisma dominicano-anastasiano”.

Para tanto, estiveram presentes a Irmã Cleonice Cardoso (que até julho/19 foi a Priora Geral da Congregação Nossa Senhora do Rosário de Monteils) e o Padre Fabiano Roberto que, com muita sabedoria e carinho, compartilharam histórias de vida e experiências religiosas com os estudantes presentes. De forma ajustada à modernidade e tecnologia, foram discutidos conceitos como missão, vocação e escolhas futuras.

O engajamento das crianças foi tamanho que se fez visível em forma de inúmeros depoimentos. Confira abaixo os relatos de alunos que participaram da atividade:

 “A Irmã Cleonice comentou sobre vocação, que é o primeiro sopro que recebemos de Deus. Já o Padre Fabiano fez uma pergunta de reflexão bastante profunda: “Para que estou nesse mundo?”. Além disso, os dois disseram que se arrependem da mesma coisa: o tempo que perderam na vida. Essa parte mexeu comigo. Estou perdendo o meu tempo? O celular ocupa quase toda minha vida? Essas perguntas me fizeram mudar.” (Luna Medina – 6º ano C)

“A Irmã Cleonice disse algo na palestra que me chamou a atenção. Ela conversou conosco sobre o que é vocação. Com base no que ela falou, entendi que vocação é aquilo que fazemos na vida para que ela faça sentido. A Irmã também explicou que nem sempre a vocação que achávamos que iríamos seguir é a nossa verdadeira vocação. Portanto, temos que sempre ouvir a Deus e, assim, Ele nos mostrará o caminho.” (Júlia Martini – 6º ano C)

“Irmã Cleonice é muito confiante, acredita na palavra de Deus, apoia as pessoas para seguirem e acreditarem nos seus sonhos, ensina e transmite coragem. Pastor Fabiano transmitiu uma ótima reflexão ao nos perguntar o porquê de estarmos no mundo. Gosta de ser quem é , é muito amoroso e ama ajudar as pessoas com o que pode”. (Piettra – 6º ano D)

“Qual é o meu propósito? Qual é o meu dom? A bondade é importante? Escolhi esses 3 tópicos pois os dois primeiros ficaram em minha cabeça até o final das palestras desde o momento em que a Irmã Cleonice e o Padre Fabiano tocaram no assunto. O terceiro, porque o Padre Fabiano foi bondoso com o seu melhor amigo até quando ele mais precisou”. (João Pedro R. Araujo – 6º ano D)

“Fiquei emocionado quando o palestrante – Padre Fabiano – relatou que os pais de uma família que ele foi visitar pegaram a lavagem dos porcos para alimentar seus filhos. O pai estava desempregado e os pequenos trabalhos que estavam fazendo ainda não haviam sido pagos. Isso serve de lição para darmos valor no que temos à mesa para comer!” (Pedro Henrique Buêncio – 6º ano A)

“Achei curiosa a maneira como a Irmã Cleonice tratou o futuro. Primeiro, ela pergunta se já pensamos a razão da nossa existência no mundo. Depois, seguiu dizendo que nossa presença tem um significado. Logo, nos disse como achá-lo. Fez-me formular a opinião de que formamos nosso futuro e nossas decisões a partir do nosso passado e por meio dos nossos dons.” (João Lucas Veloso – 6º ano A)

[M.E./P.M.L.D.N.]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Companhia da Mídia