No mês de julho, os alunos dos 8ºs anos A e B do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Nossa Senhora das Dores participaram de uma atividade interativa produzida pelas Professoras Glauce Dutra de História e Ízula Luísa de Geografia, a fim de conectar as ciências humanas e concluir o conteúdo ministrado.
Durante o primeiro semestre, questões sociais como preconceito, racismo, não reconhecimento do papel e participação da mulher na sociedade, xenofobia, estereótipo e movimentos antiglobais e políticos foram temáticas recorrentes em ambas as disciplinas. Além disso, também foi trabalhada a relação temporal entre questões do passado que permanecem no cenário social da atualidade, gerando conflitos e problemas de inclusão.
Sob orientação das professoras e no formato piquenique, os estudantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas opiniões e ouvir as dos colegas, de forma respeitosa, diversificada e congruente aos tópicos acadêmicos que, mesmo diferentes, auxiliam nos processos reflexivos.
O projeto teve como objetivo a formação de indivíduos críticos e a potencialização da capacidade de reflexão sobre a própria realidade, além do reconhecimento da importância do espaço, história e sua influência nas relações sociais. Dessa maneira, os jovens passam a se conhecer melhor, se questionar mais e projetar uma sociedade futura mais justa e inclusiva, exercendo seu papel de construtor do mundo.
“Criam-se, então, oportunidades ao aluno de perceberem o seu mundo de forma crítica, plural e diversa e, a partir deste pensamento, reconhecer que o mundo é constituído pelo diferente. Sendo assim, o diferente não precisa ser um inimigo, mas pode se tornar uma maneira de entender que o outro abre portas para maiores aprendizados”, complementa a Professora Glauce.
[M.E./P.G.D.]