Na última sexta-feira (06), os alunos dos 8ºs anos “A” e “B” do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Nossa Senhora das Dores se mobilizaram em prol de uma campanha humanizada: o “Setembro Amarelo”. A Professora de História Glauce Dutra foi a responsável pela coordenação da atividade.
Mês destinado à prevenção do suicídio, “Setembro Amarelo” é uma campanha desenvolvida desde 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria.
Pensando na necessidade de tornar a escola um ambiente de Educação Sentimental, a ideia da professora foi articular a disciplina História e o lado humano de cada acontecimento da atualidade. Assim, os alunos do CNSD se organizaram e produziram diversos laços amarelos (símbolo representativo da campanha) acompanhados por bilhetes de apoio e o número do CVV, os quais foram distribuídos aos colaboradores e alunos durante o intervalo do recreio, como demonstração de preocupação, valorização à vida e amor ao próximo.
“O objetivo da atividade é dar seguimento ao trabalho em prol da vida, o qual deve ser contínuo em ambientes escolares e familiares. Nesse sentido, cabe priorizarmos o diálogo, ouvirmos vivências e mostrarmos que a solução não está em ignorar os momentos difíceis. Existem terapias, médicos, familiares, educadores e amigos que se importam com a vida de cada um”, complementa a Professora Glauce.
[M.E./P.G.D.]