No último sábado (26), das 9h às 11h, ocorreu o projeto idealizado e desenvolvido pela equipe da Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora das Dores: a Manhã Científica. As turmas do Maternal II, Maternal III, 1ºs e 2ºs Períodos foram as protagonistas desse momento prático de conhecimento.
As crianças realizaram diversas experiências físicas e químicas, sempre com o acompanhamento e explicação de Professoras regentes. Previamente e seguramente testadas, as experiências foram apresentadas aos pais e visitantes no pátio vermelho e em salas de aula. A atividade ocorreu com os objetivos de desenvolver a observação e o raciocínio lógico, bem como a oralidade, estimular a socialização e a atenção e ter contato direto com as disciplinas Física e Química.
Para tanto, as turmas do Maternal II realizaram as seguintes experiências: líquido-água, com o objetivo de verificar quais materiais flutuam e quais afundam; som, que objetivou demonstrar a propagação de ondas sonoras em meios esticados como o fio utilizado e magnetismo, que provou a possível condução de um barquinho por meio da interação entre imã e clip.
Já as turmas do Maternal III, produziram o experimento do som audível por meio do barbante e da colher; bem como as experiências químicas que trabalharam a reação entre a água sanitária e papéis coloridos e a reação vinagre e bicarbonato de sódio que produz o gás dióxido de carbono; a da tábua com movimentação facilitada pelo menor atrito com o canudo (de configuração parecida com rodinhas); a do sólido e líquido que trabalhou a mudança de estado físico do suco, mais especificamente a solidificação; a da água e ar que provou a interferência do ar no processo de flutuar do canudo sobre a água; a dos copos com níveis diferentes de água e, consequentemente, sons diferentes e, por fim, o experimento do elástico, comprovando a alternância entre vibrações e sons.
As turmas do 1º período realizaram experiências semelhantes as do Maternal III, contudo, apresentaram como diferencial a experiência do leite, em que puderam demonstrar a reação química entre leite, corante e detergente, gerando uma linda mistura de cores. Por fim, as turmas dos 2º período realizaram, também como diferencial, as experiências: “dedo mágico” que, ao invés de misturar, fez com que o orégano depositado sobre a água repelisse em função do detergente e a escala musical com garrafas, que propôs o preenchimento de 8 garrafas idênticas com diferentes níveis de água até alcançar as notas dó,ré,mí,fá,sol,lá,sí,dó, em ordem.
Além disso, enquanto os alunos se organizavam e preparavam as manifestações científicas, a Coordenadora da Educação Infantil Jacqueline Stacciarini, na Capela CNSD, se reuniu com os pais e convidados para discutirem sobre a autonomia e participação das crianças em tarefas simples, mas importantes para o desenvolvimento.
“Idealizamos e produzimos esse projeto por acreditar que as crianças de 2 a 6 anos são pré-operacionais, ou seja, aprendem e formam conceitos interagindo com o ambiente. Além disso, acreditamos nos efeitos gerados pelas práticas experimentais durante as aulas Montessori.”, afirma a Coordenadora Jacqueline.
[M.E./C.J.S.]