No dia 22 de agosto, os alunos do Maternal 2 e Pezinho da Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora das Dores participaram de uma Hora do Conto diferente. Sob orientação das Professoras Ariana Silva, Alessandra Elias, Dulcimar Silva e Iolanda Neves, as crianças trabalham o folclore brasileiro.
Durante todo o mês de agosto, os alunos foram incentivados a manter contato com a cultura nacional do folclore, a fim de torná-los conhecedores de costumes e tradições de um povo. Para tanto, eles vivenciaram experiências como cantigas de roda, parlendas e brincadeiras que passam de geração em geração.
Todo o trabalho culminou na apresentação da lenda folclórica “Boi-Bumbá”, uma dança do folclore popular brasileiro que soma a música com o teatro e gira em torno de uma lenda sobre morte e ressurreição de um boi. A lenda foi trabalhada em sala de aula de forma que as crianças registraram a imagem do Boi-Bumbá no mural da escola.
“A convivência com diferentes manifestações culturais contribui para que os alunos, desde pequenas, desenvolvam o senso crítico, a sensibilidade e aprendam a se expressar por meio de várias linguagens. É muito importante coloca-las em contato com as nossas tradições, porque estimula sua imaginação e absorção do conteúdo histórico de forma lúdica e prazerosa”, conclui a Professora Ariana.
[M.E./P.A.S.]