No dia 28 de agosto, as crianças do 1º Período “D” da Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora das Dores puderam conhecer a história da fundadora do Método Montessori – Maria Montessori – em uma atividade proposta pela Professora Verônica Rodrigues.
Desde muito pequenas, as crianças procuram compreender o âmbito sociocultural e fenômenos naturais que ocorrem a sua volta por meio da interação. Assim, de forma fundamentalmente biológica, o Método Montessori se dedica a uma prática inspirada na natureza e a uma fundamentação teórica construída sobre um corpo de informações científicas do desenvolvimento infantil, o que as colocam em contato com conhecimentos sociais e históricos e acaba por constituir o repertório cultural do aluno.
Dessa maneira, o ambiente interno de uma escola montessoriana é pensado a fim de permitir movimentos livres e desenvolvimento autonômico e de iniciativa pessoal, o que afeta diretamente a vida acadêmica de cada aluno. A fim de compor o trabalho realizado com o Campo de Experiências – o qual desenvolve questões de espaços, tempos, quantidade, relações e transformações – o relato de fatos importantes sobre a comunidade montessoriana e os acontecimentos que nela ocorrem são de grande importância para registro e consideração.
“Maria Montessori acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as condições”, explica a Professora Verônica.
[M.E./P.V.R.]