Ana Letícia de Freitas Mendes, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Nossa Senhora das Dores, foi selecionada para o 1000 Girls, 1000 Futures, da The New York Academy of Sciences. O programa busca jovens de 13 a 17 anos de todo o mundo para receberem orientação de mulheres especialistas em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (em inglês, STEM), acesso à preparação para o ensino superior e cursos de liderança. Também é uma oportunidade para que essas adolescentes tenham contato com a comunidade feminina de STEM, além de inseri-las na Aliança Global de STEM. As atividades acontecerão de forma totalmente online a partir deste mês até maio de 2022 por meio de uma plataforma própria da Academia.
Sobre o processo seletivo, Ana Letícia diz: “O apoio do CNSD foi fundamental em todo o processo de seleção do programa! Todo o meu interesse por tecnologia começou com as aulas de robótica na Escola e vem se tornando cada vez maior a partir da minha participação no Programa Aluno Tutor, que foi fundamental para o meu processo de inscrição! Durante a seleção, foi pedido uma descrição das minhas atividades da área de STEM que causam impacto na sociedade, eu tive que descrever o que fazia nas atividades, o público que eu atingia, onde eu atuo com os projetos, o que eu desenvolvi, como isso ajudou a minha comunidade etc.” Sobre o destaque de Ana no Programa Aluno Tutor, seu currículo conta com o excelente projeto final do ciclo passado, que consiste em um conjunto de pastas no Google Drive com materiais para ajudar outros alunos nos estudos durante a pandemia de Covid-19. Segundo Ana: “Como o Programa e o projeto final têm total relação com a área e ambos têm impacto na minha comunidade, o Aluno Tutor foi fundamental no processo. Eu só tenho a agradecer ao Colégio Nossa Senhora das Dores por todo o apoio e incentivo!”
A Coordenadora de Tecnologia Educacional Kátia Cristina diz: “É uma alegria ver nossos alunos ganhando o mundo! Esta é uma sementinha que o Colégio, em parceria com as famílias, procura cultivar todos os dias durante a formação de cada criança e adolescente. Nosso trabalho com a tecnologia vai muito além da técnica. Estamos preocupados com a fluência digital destes estudantes, de forma que eles possam aplicar os recursos digitais, tão acessíveis atualmente, para enriquecer seu processo formativo e buscar novas oportunidades de aprendizagem e crescimento pessoal e acadêmico. O ingresso de Ana Letícia no programa ‘1000 Girls, 1000 Futures’ é um incentivo às meninas interessadas no campo das ciências exatas, no qual a representatividade feminina ainda não é tão significativa, e também a todos os jovens. O programa é um exemplo dos benefícios das tecnologias digitais evidenciados com a pandemia, já que possibilidades de interação, colaboração e aprendizado virtual, como esta, foram ‘descobertas’ com a urgência do distanciamento social.”
Segundo dados da UNESCO, “dentro da população estudantil mundial de mulheres na educação superior, apenas 30% escolheram campos de estudo relacionados a STEM”. O projeto visa, portanto, combater estereótipos e concepções sociais impostas desde a infância, dificultando o acesso das jovens às áreas de STEM, o que é confirmado por Ana Letícia: “É uma forma de incentivar mais garotas a entrarem na área”. Para o CNSD, ver nossos alunos e alunas se destacando e desenvolvendo seu potencial traz a certeza de que estamos no caminho certo e em consonância com nossa missão e valores! Parabenizamos a aluna Ana Letícia de Freitas Mendes pela conquista e desejamos um caminho ainda mais repleto de sucesso!
[A.P./C.K.C.]