O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de conscientização sobre a prevenção do suicídio criada em 2015 por um esforço conjunto entre Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Embora o dia 10 deste mês seja, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a campanha acontece durante o ano todo.
Por que “setembro”?
Este mês é conhecido internacionalmente como o mês de Prevenção ao Suicídio. A campanha iniciou em 2003, com uma parceria entre a Associação Internacional de Prevenção ao Suicídio (IASP, em inglês) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Por que “amarelo”?
A cor da campanha foi inspirada em uma história trágica. Em 1994, Mike Emme, um jovem americano de apenas 17 anos, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. No funeral, familiares e amigos do rapaz distribuíram cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike.
Alguns dados sobre o suicídio
Segundo o site da campanha, são registrados anualmente cerca de 12 mil suicídios no Brasil e mais de 01 milhão no mundo, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias.
Onde procurar ajuda?
Se você sentir que precisa de apoio ou está passando por um momento difícil na vida, você pode conversar com um voluntário do CVV pelo número 188. A chamada é gratuita e pode ser feita em todo o território nacional, 24h por dia. Você será atendido com respeito e anonimato, tendo garantido o estrito sigilo sobre tudo o que for dito. Se preferir, pode utilizar o atendimento por chat e e-mail disponíveis no site do CVV.
Outra possibilidade é procurar pelo serviço de psicólogos e psiquiatras, tanto na rede privada quanto na rede pública. Para buscar atendimento público em Uberaba, basta telefonar nos números 3325-8391, 3314-8101, 3314-8707, 3316-1328, 3321-7642 ou 3314-7277 e se informar.