O tema da campanha Setembro Amarelo em 2021 é “Agir salva vidas”. A ação de conscientização sobre a prevenção do suicídio teve início em 2014 por um esforço conjunto entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM). Embora o dia 10 deste mês seja, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e, por isso, setembro seja conhecido internacionalmente como o mês da Prevenção ao Suicídio, a campanha acontece durante o ano todo.
Segundo o site da campanha, no Brasil, são registrados cerca de 13 mil casos por ano, e esse número pode ser maior devido à subnotificação. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo, somando algo próximo de 1 milhão de casos por ano, e que a cada 3 segundos uma pessoa atente contra a própria vida. Alguns estudos apontam que 98% dos casos estão relacionados a transtornos mentais não tratados corretamente ou mesmo não identificados, sendo os principais motivos a depressão e o transtorno bipolar.
Se você sentir que precisa de apoio ou está passando por um momento difícil na vida, você pode conversar com um voluntário do CVV pelo número 188 (chamada gratuita em todo o território nacional, 24h por dia), por chat, por e-mail ou mesmo pessoalmente, a depender da sua localização. Você será atendido com respeito e anonimato, tendo garantido o estrito sigilo sobre tudo o que for dito. O Centro de Valorização da Vida é uma das ONGS mais antigas do país e um dos grandes mobilizadores do Setembro Amarelo.
Outra possibilidade é procurar pelo serviço de psicólogos e psiquiatras, tanto na rede privada, quanto na rede pública. Para buscar atendimento público em Uberaba, basta procurar preferencialmente a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima de sua casa ou ainda buscar acolhimento no Serviço Intermediário de Atenção Psicossocial (SIAP) e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade. Os números de telefone estão listados abaixo:
- SIAP: 3312-7253
- CAPS Dr. Inácio Ferreira: 3316-2590 / 3312-0414
- CAPS Maria Boneca: 3322-8647
- CAPS AD III (álcool e outras drogas) Dr. Elias Barbosa: 3322-3007
- CAPSi (infanto juvenil): 3311-5836