Sendo um dos impasses mais impactantes do Brasil, o descarte
incorreto de lixo gera diversas consequências negativas, tanto para a sociedade,
quanto para o meio ambiente. De acordo com a teoria malthusiana, a população
cresceria em progressão geométrica e a produção de alimentos em progressão
aritmética, causando a fome. Entretanto, observou-se que os alimentos superaram
o crescimento demográfico. Isso levou à existência do consumismo exagerado de
produtos, que propicia o acúmulo de lixo e, logo, o seu descarte incorreto. Tal
fato acontece devido à falta de conhecimento das pessoas aliado a políticas
públicas ineficientes.
incorreto de lixo gera diversas consequências negativas, tanto para a sociedade,
quanto para o meio ambiente. De acordo com a teoria malthusiana, a população
cresceria em progressão geométrica e a produção de alimentos em progressão
aritmética, causando a fome. Entretanto, observou-se que os alimentos superaram
o crescimento demográfico. Isso levou à existência do consumismo exagerado de
produtos, que propicia o acúmulo de lixo e, logo, o seu descarte incorreto. Tal
fato acontece devido à falta de conhecimento das pessoas aliado a políticas
públicas ineficientes.
Em primeiro
lugar, é indubitável que as pessoas que descartam o lixo incorretamente não
conhecem as consequências desse ato. Dessa forma, segundo Immanuel Kant, “o ser
humano é aquilo que a educação faz dele”. Seguindo esse pensamento, caso uma
educação de qualidade fosse proporcionada à população, ela teria conhecimento
dos danos que o descarte incorreto possui e iria buscar meios como a reciclagem
e a compostagem e participaria de coletas seletivas, evitando a liberação de
chorume e de gases tóxicos e a proliferação de doenças causadas pelo lixo mal
eliminado. Sendo assim, com a promoção de uma educação ambiental básica, é
possível atenuar o problema.
lugar, é indubitável que as pessoas que descartam o lixo incorretamente não
conhecem as consequências desse ato. Dessa forma, segundo Immanuel Kant, “o ser
humano é aquilo que a educação faz dele”. Seguindo esse pensamento, caso uma
educação de qualidade fosse proporcionada à população, ela teria conhecimento
dos danos que o descarte incorreto possui e iria buscar meios como a reciclagem
e a compostagem e participaria de coletas seletivas, evitando a liberação de
chorume e de gases tóxicos e a proliferação de doenças causadas pelo lixo mal
eliminado. Sendo assim, com a promoção de uma educação ambiental básica, é
possível atenuar o problema.
Em segundo
lugar, percebe-se que as práticas públicas são essenciais para a solução da
problemática. Dessa maneira, conforme Charles Mills, um problema da esfera
individual deve se deslocar para a esfera pública. Logo, nota-se que projetos
públicos que incentivam o descarte correto são necessários, assim como é
importante que os cidadãos se engajem e se unam para a resolução da questão,
formando uma parceria entre as pessoas e o Estado. Isso deve ser feito com
regularidade e com o intuito de levar a coleta seletiva a bairros necessitados.
lugar, percebe-se que as práticas públicas são essenciais para a solução da
problemática. Dessa maneira, conforme Charles Mills, um problema da esfera
individual deve se deslocar para a esfera pública. Logo, nota-se que projetos
públicos que incentivam o descarte correto são necessários, assim como é
importante que os cidadãos se engajem e se unam para a resolução da questão,
formando uma parceria entre as pessoas e o Estado. Isso deve ser feito com
regularidade e com o intuito de levar a coleta seletiva a bairros necessitados.
Entende-se,
portanto, que é possível mudar tal situação com algumas medidas. Uma delas é a
melhoria das políticas públicas, por parte do Governo Federal junto a ONGs para
promover o descarte correto do lixo. Outra ação é investir na educação por
parte do Estado aliado ao Ministério da Educação, com a promoção de debates
sobre os impactos do descarte incorreto e mostrar a importância da reciclagem.
Isso deve ser feito nas aulas de Biologia, a fim de conscientizar os jovens do
ensino médio.
portanto, que é possível mudar tal situação com algumas medidas. Uma delas é a
melhoria das políticas públicas, por parte do Governo Federal junto a ONGs para
promover o descarte correto do lixo. Outra ação é investir na educação por
parte do Estado aliado ao Ministério da Educação, com a promoção de debates
sobre os impactos do descarte incorreto e mostrar a importância da reciclagem.
Isso deve ser feito nas aulas de Biologia, a fim de conscientizar os jovens do
ensino médio.
Augusto Souza Campos Durante
3ª série “A” – Ensino Médio
Texto redigido sob orientação da Professora Drª Priscila Toneli