Nascida em 1870, em Chiaravalle, Itália, e conhecida por ter criado o método que transformou a forma como a criança é vista e compreendida na sociedade, Maria Montessori foi pioneira no campo pedagógico. Ela enfatizou a independência do aluno na educação por meio do Método Montessori e foi uma, das primeiras mulheres, em seu país, Itália, a se formar em medicina.
Apesar de todos os trabalhos que desenvolveu no meio da educação, nem sempre Maria Montessori quis ser educadora. Na adolescência, graças a paixão pela matemática, decidiu cursar um Ensino Técnico em Engenharia, em uma escola frequentada exclusivamente por homens. Depois de formada, decidiu deixar a Engenharia para estudar Medicina.
Montessori se formou em Medicina no dia 10 de julho de 1896 e optou por se dedicar a Psiquiatria. A partir daí surgiu seu interesse pelo estudo das crianças portadoras de necessidades especiais e formas de tratá-las. Aos 28 anos, Montessori defendeu a tese de que “a principal razão do atraso apresentado pelas crianças portadoras de distúrbios de comportamento e aprendizagem era o seu ambiente ausente de estímulos para o desenvolvimento adequado”.
Em 1901, Montessori decidiu se dedicar aos estudos da Pedagogia e a Antropologia, e em 1904 assumiu o cargo de professora da Escola de Pedagogia da Universidade de Roma, onde ficou até 1908. Quase no final do seu período como educadora na Universidade de Roma, em 1907, Montessori foi convidada para desenvolver um projeto educacional de um conjunto habitacional popular no bairro de San Lorenzo. O projeto deu origem a Casa dei Bambini, conhecida também como Casa das crianças.
Após dois anos do projeto, em 1909, Montessori passou 21 dias em uma fazenda nas proximidades de Roma e lá escreveu ‘O Método da Pedagogia Científica Aplicado à Educação Infantil no Lar das Crianças’. Obra na qual Montessori revela, pela primeira vez, seu método completo. Em português, o livro se chama Pedagogia Científica e em inglês foi traduzido para ‘O Método Montessori’.
O sucesso de Montessori foi tão grande, que ela passou a ser conhecida nacionalmente. Viajou para diversos países como, Estados Unidos, Espanha e Inglaterra, ministrando cursos e palestras sobre seu método, escrevendo livros, publicando artigos e dando entrevistas.
Em 1947, com 66 anos, Montessori falou na Unesco sobre “Educação e Paz” e em 1949 recebeu a primeira de três indicações ao Prêmio Nobel da Paz. Sua última atividade registrada foi em 1951, com 81 anos, quando participou do 9º Congresso Montessori Internacional.
Em maio de 1952, na Holanda, Maria Montessori morreu de hemorragia cerebral, na companhia de Mário Montessori, seu filho.
O Método Montessori
Baseado em uma perspectiva educacional elaborada a partir da observação do comportamento de crianças, o Método Montessori, é caracterizado pela valorização da autonomia e liberdade, com limites e respeito pelo desenvolvimento da criança.
O método é reconhecido pela utilização de materiais otimizados para proporcionar experiências concretas e estruturadas, a fim de reduzir distrações e ampliar o aprendizado.
Obras publicadas
1909: Pedagogia Científica (Método Montessori)
1913: Antropologia Pedagógica
1916: A autoeducação
1930: A Criança e a Igreja
1932: A Educação e a Paz
1936: A Criança
1939: Erdkinder e as Funções da Universidade
1946: A Educação para um Novo Mundo 1949: Mente Absorvente
1950: Formação do Homem
Referências bibliográficas
1 – Lar Montessori – O método https://larmontessori.com/o-metodo/
2 – Lar Montessori – Maria Montessori https://larmontessori.com/maria-montessori/
3 – Nova Escola https://novaescola.org.br/conteudo/459/medica-valorizou-aluno
4 – OMB http://omb.org.br/educacao-montessori/maria-montessori