Madre Anastasie a Mulher de fortes qualidades morais e cristãs. Herança adquirida dos seus pais, cristãos admiráveis de caráter generoso que souberam buscar na fé, a força para enfrentar duras e longas provações.
Desde pequena, mostrou-se uma alma contemplativa, um grande gosto pela solidão, pela oração. De uma delicada atenção para com todos. Uma das maiores características sua: Prudência, simplicidade e bondade, oração.
MULHER PRUDENTE: Jamais foi vista agindo com precipitação. Antes de tomar uma decisão, refletia, pedia a opinião de suas irmãs e de outros. Madre Anastasie sabia aliar prudência e Bondade. Ela acolhia a todos com igual bondade.
Se ela era prudente, era sobretudo muito boa.
Quando preciso sabia usar de firmeza, mas sempre aliada à ternura, à bondade.
Alegria – Costumava dizer às suas irmãs:sejam corajosas! Sejam alegres. Riam, riam muito. E Ela tinha uma frase que a caracterizava: “É preciso que sejamos aleluia da cabeça aos pés.”
MADRE ANASTASIE; Mulher do seu tempo: Corajosa, sábia, mergulhada na realidade que a circundava: enfrentou desafios, apontou saídas, lutou muito para realizar seu ideal: Fundar uma Congregação que acolhesse crianças e jovens para ensinar-lhes o caminho do saber e da fé. Cuidou dos pobres, dos doentes, dos idosos. No fim de sua vida pode dizer como o Apóstolo Paulo: “Realizei a missão a mim confiada… conduzi a obra à sua perfeição”.
E vocês, mulheres de hoje? Quantos desafios enfrentam? No lar, no trabalho, na sociedade?
Quantas virtudes as caracterizam? – Bondade; ternura, alegria, paz, sabedoria.
Quais as forças que as sustentam na luta do dia a dia? A Fé, a Oração, o Amor.
Vocês são guerreiras, sim. Vocês são corajosas, sim.
Vocês são Mães, unem a família, cerca-a de carinho e proteção!
HOJE É DIA DE HOMENAGEÁ-LAS, COM CARINHO, COM GRATIDÃO, DE DIZER-LHES QUE SÃO LUZES QUE ILUMINAM VIDAS; BRAÇOS QUE TRANSMITEM SEGURANÇA; PALAVRAS QUE CONFORTAM E ACONSELHAM.
Que Deus as proteja e as abençõe!
Nossa Senhora das Dores, nossa Mãe e Mestra. Olha para nós mulheres, com teu olhar de Mãe Acolhedora, com teu coração terno e bondoso. Sustenta-nos com tua força e dá-nos fé e coragem para enfrentarmos o dia a dia de nossas vidas.
Texto escrito pela Irmã Maria Helena Salazar para leitura durante a celebração do Projeto Intercomunitário das Irmãs Dominicanas “Varrendo a Invisibilidade” no Colégio Nossa Senhora das Dores.