O direito de se divertir e aprender com isso!
Hoje, 28 de maio, é celebrado o Dia Internacional do Brincar, criado em 1999 durante a 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio por iniciativa de Freda Kim, presidente da International Toy Library Association (ITLA). A data foi comemorada pela primeira vez no ano de 2000 e foi adicionada ao calendário do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O dia 28 de maio foi escolhido por ser a data de aniversário da ITLA.
Atualmente, mais de 40 países, incluindo o Brasil, celebram este dia, cuja importância é reforçar que brincar é um direito de todas as crianças, conforme o Art. 227 da Constituição Federal do Brasil de 1988, o Art. 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, e o Art. 31 da Convenção sobre os Direitos da Criança, também de 1990. É pela brincadeira que a criança se desenvolve nas áreas cognitiva, afetiva, física, motora e social, construindo relações com outras crianças, adultos e objetos, aprendendo sobre o mundo e sobre si mesma, e adquirindo autonomia.
Falando em autonomia, as brincadeiras e demais atividades lúdicas são essenciais em todo o processo de educação também, pois ensinam a criança a “aprender fazendo”, enquanto mostram que aprender pode ser prazeroso. Essa é a base da perspectiva montessoriana de educação, da médica e educadora italiana Maria Montessori (1870-1952). Para ela, a autonomia é vista como base de todo o processo de ensino, pois é preciso respeitar a individualidade e a liberdade da criança, que não é um ser incompleto e pretendente à vida adulta, mas, sim, um ser humano integral desde o nascimento.
Há também os famosos brinquedos (ou materiais) montessori. Algumas características desses brinquedos são: a maioria tem um objetivo que faz com que a brincadeira não acabe até que esse objetivo seja atingido; são muito simples, cada um tem uma só finalidade e trabalham o foco da criança; não têm peças soltas que podem ser engolidas e também não têm a possibilidade de quebrar, pois são feitos de madeira.
Enfim, cada criança tem um estilo diferente de brincar e brinca com coisas diferentes, mas é importante que os adultos estejam sempre atentos a que tipo de brincadeira e brinquedo os pequenos têm à mão. Pintar, desenhar, correr, esconder, montar quebra-cabeças, cantar, dançar, tocar um instrumento, brincar de casinha, de boneca, de carrinho, de bola ou de massinha, não importa, o principal é que a criança brinque, se divirta e aprenda com isso, pois esse é o direito e o dever da criança!