Julho é sinônimo de férias escolares e também de frio que chega com o inverno. Normalmente é considerada a época do ano ideal para visitar o hemisfério Norte. Quando se tem crianças, especialmente as pequenas, a logística de uma viagem dessas pode desanimar.
Quem decide ficar em casa também enfrenta o problema de não ter muitas opções para fazer algo com os filhos na cidade. O clima não colabora para atividades ao ar livre.
Ainda assim, é possível realizar, com criatividade, brincadeiras e outras distrações para as crianças durante o mês de recesso. Fotomontagem
“100 Jogos Divertidos” é uma coleção de quatro volumes que oferece uma série de jogos e passatempos que estimulam o aprendizado de lógica, matemática e diferenças durante as brincadeiras.
Já “O Grande Livro das Brincadeiras” é uma opção que serve para outras ocasiões. As atividades oferecidas podem ser feitas em ambientes fechados ou ao ar livre, podem animar festas infantis ou distrair as crianças em viagens. Todas as brincadeiras também ajudam a desenvolver a noção de perder e ganhar.
Para estimular a curiosidade, a coleção “Pequenos Cientistas” oferece experiências no jardim ou na cozinha de casa. Conceitos básicos de física, como o funcionamento de um imã ou as mudanças de estado da água, são ensinados em brincadeiras realizadas com objetos do dia a dia.
Se as crianças são menores elas podem se divertir com os Backyardigans. Voltado para crianças em idade pré-escolar, os cinco personagens da televisão tem suas aventuras transpostas para o papel e o livro acompanha uma caixa de música que reproduz as canções do seriado.
Outra opção bastante divertida é estimular a criatividade e o lado artístico infantil. “Os Óculos do Leão” é uma fábula ilustrada com imagens em origami. Desde os personagens até o cenário, tudo foi fotografado após ser montado com as dobraduras. Ao final, há um passo a passo para que o pequeno leitor reproduza os personagens e crie a própria história.
Fonte: Guiacampina.com.br – Por Redação Guia com Folha Online