A Professora do 2º Período – Daniela de Castro explica passo a passo o aprendizado da Linguagem Montessoriana:
fonemas e grafemas apresentados na sala de aula.
fixados, a criança inicia a explosão da
escrita e da leitura. A criança é capaz
de construir palavras fonéticas utilizando o 1º alfabetário, em que as vogais
estão em vermelho e as consoantes em azul. A construção de
palavra primeiramente acontece no tapete de ter e em seguida no quadro negro,
no tapete pautado e nos folhetos de linguagem.
Foto 10 – O 2º alfabetário é composto com todas as letras pretas em
que a criança já identifica vogais e consoantes independente da cor.
de palavras, pequenas frases e textos.
oportunidade de montar pequenas palavras, frases e textos, desenvolvendo assim
a oralidade, a criatividade e a fantasia. A criança escreve com o terceiro
alfabetário, no tapete, a história que elaborou e só depois copia no folheto de
linguagem pautado.
“[…] O alfabeto gráfico possui estreita conexão com a linguagem falada: é deste vocabulário que se parte para alcançar a arte da escrita, seguindo uma necessidade interior e chegando a uma habilidade, que será resultado do patrimônio cultural que cada um possui e da atividade da própria mente interessada em tão mágica conquista […]”
Maria Montessori