Entenda o Método Montessori: “A criança mergulha no mundo das palavras”

10 de outubro de 2012 - 13:10:00. Última atualização: 23 de julho de 2019 - 11:01:22

A Professora do 2º Período – Daniela de Castro explica passo a passo o aprendizado da Linguagem Montessoriana:


Foto 1 e 2 – A criança conhece o sons (fonemas) das letras do alfabeto através do toque na letra em lixa e refaz na caixa de areia e na tinta. Devemos explorar as atividades de forma lúdica e criativa para que a criança possa associar a sua representação gráfica. Para ampliar, diversificar a atividade de reconhecimento e fixar o fonema e o grafema devemos fazer exercícios de pronúncia do som (fonema) e escrita (grafema) no chão, na água, no quadro e em diferentes superfícies antes de usarmos o papel.

Foto 3 e 4 – Após reconhecer os fonemas (sons) a criança inicia a construção de palavras fonética utilizando as letras em lixa.

Foto 5 e 6 – É importante  a  criança associar a representação do real aos
fonemas e grafemas apresentados na sala de aula.

Foto 7, 8 e 9 – Com os fonemas (sons) e grafemas (letras) aprendidos e
fixados,  a criança inicia a explosão da
escrita e da leitura.  A criança é capaz
de construir palavras fonéticas utilizando o 1º alfabetário, em que as vogais
estão em vermelho e as consoantes em azul. A construção de
palavra primeiramente acontece no tapete de ter e em seguida no quadro negro,
no tapete pautado e nos folhetos de linguagem.

Foto 10 – O 2º alfabetário é composto com todas as letras pretas em
que a criança já identifica vogais e consoantes independente da cor.

Foto 11 e 12 – O 3º alfabetário é composto por plaquetas com letras em  maiúsculas e minúsculas e todos os  sinais de pontuação necessários para a construção
de palavras, pequenas frases e textos.

 

Foto 13 e 14 – Com as imagens de sequências lógica, a criança tem a
oportunidade de montar pequenas palavras, frases e textos, desenvolvendo assim
a oralidade, a criatividade e a fantasia. A criança escreve com o terceiro
alfabetário, no tapete, a história que elaborou e só depois copia no folheto de
linguagem pautado.

“[…] O alfabeto gráfico possui estreita conexão com a linguagem falada: é deste vocabulário que se parte para alcançar a arte da escrita, seguindo uma necessidade interior e chegando a uma habilidade, que será resultado do patrimônio cultural que cada um possui e da atividade da própria mente interessada em tão mágica conquista […]” 
Maria Montessori

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Companhia da Mídia