Ensino Médio CNSD já se prepara para o próximo ENEM: “Manipulação na era digital”

6 de dezembro de 2018 - 10:00:00. Última atualização: 23 de julho de 2019 - 11:04:19
Com
o advento da Globalização surgiu a Internet, que representou um grande avanço
tecnológico da humanidade, possibilitando o distanciamento das relações
comerciais, internacionais e pessoais no mundo. Apesar dos benefícios trazidos
pela era digital, a Internet transformou-se em instrumento de manipulação, haja
vista a ocorrência do controle de dados dos usuários nesse meio, seja pelo uso
precoce do mundo virtual, seja pela falta de senso crítico da população.
Em
primeira análise, de acordo com o estudioso Thomas Laqueur, as crianças não são
formadoras de juízo e, por isso, são mais fáceis de manipular e de influenciar.
Em vista disso, observando que, segundo o IBGE, 65% das crianças menores de 10
anos são usuárias da Internet, nota-se que a manipulação no mundo digital é
efetiva, já que nessa idade ainda não há criticidade. Portanto, conclui-se que
a utilização precoce da era digital por crianças contribui para a manipulação
do comportamento dos usuários pelo controle de dados, então os pais devem ter
ciência que o uso tardio da web evitaria que os jovens fossem persuadidos.
Por
outro lado, de acordo com Immanuel Kant, “o homem é aquilo que a educação faz
dele”; portanto, a ausência de uma boa formação educacional encaminha a
população para a carência de senso crítico e, consequentemente, torna os
cidadãos alienados e influenciáveis. Então, é necessário o acesso da nação a
uma boa educação, para que os cidadãos não sejam manipulados pelo controle de
dados da Internet.
Logo,
conclui-se que a manipulação do comportamento dos usuários pelo controle de
dados na Internet é perpetuada pelo uso precoce do meio virtual e pela falta de
senso crítico da população. Sendo assim, cabe ao Governo realizar campanhas que
mostrem aos pais a facilidade de manipular uma criança, a fim de evitar o uso
precoce da web. Além disso, deve haver o investimento governamental na ala
educacional para que haja o desenvolvimento do senso crítico da população e,
assim, evitar que a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de
dados seja efetiva.
Mariana Celina Britto

2ª série – Ensino Médio

Texto redigido sob orientação da Professora Drª Priscila Marques Toneli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

function adicionar_lightbox_scripts() { wp_enqueue_style( 'glightbox-css', 'https://cdn.jsdelivr.net/npm/glightbox/dist/css/glightbox.min.css' ); wp_enqueue_script( 'glightbox-js', 'https://cdn.jsdelivr.net/npm/glightbox/dist/js/glightbox.min.js', array(), null, true ); wp_add_inline_script( 'glightbox-js', " document.addEventListener('DOMContentLoaded', function () { const figures = document.querySelectorAll('figure.wp-block-image:not(:has(a))'); figures.forEach(figure => { const img = figure.querySelector('img'); if (img) { const src = img.getAttribute('src'); const alt = img.getAttribute('alt') || ''; const link = document.createElement('a'); link.href = src; link.className = 'glightbox'; link.setAttribute('data-gallery', 'galeria-post'); link.setAttribute('data-title', alt); img.parentNode.insertBefore(link, img); link.appendChild(img); } }); GLightbox({ selector: '.glightbox' }); }); " ); } add_action( 'wp_enqueue_scripts', 'adicionar_lightbox_scripts' );