Ensino Médio CNSD já se prepara para o próximo ENEM: “Pessoas on-line ou marionetes digitais?”

13 de dezembro de 2018 - 10:00:00. Última atualização: 23 de julho de 2019 - 11:04:20

Desde
a Revolução Industrial, no século XIX, as máquinas vêm ampliando sua área de atuação
e importância na sociedade. Atualmente, a facilidade relativa à rapidez e ao
longo alcance oferecido pelo meio virtual são responsáveis pelos diversos
avanços técnico-informacionais e das interações humanas; apesar disso, a
manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet,
seja pelo valor comercial das informações, seja pela falta de preparo dos
cidadãos para lidar com tal contexto, tornou-se um obstáculo a ser superado.
A
partir disso, pessoas de diversas faixas etárias e grupos sociais têm acesso a
aplicativos e redes sociais, os quais possuem acervos de conteúdos destinados a
todos os interesses. No entanto, como estão inseridas no sistema capitalista, a
personalização dos programas visam agradar o usuário para garantir a
permanência do consumo. Assim, ao confiarem seus dados ao meio virtual, os
cidadãos estão movimentando plataformas comerciais que beneficiam a publicidade
e os envolvidos, tendo direcionamento ao público-alvo, obtendo maior eficácia.
Dessa
forma, é possível identificar uma das causas dessa manipulação comportamental
em um pensamento do filósofo Arthur Schopenhauer, em que diz “tomamos os
limites da nossa visão como os limites do mundo”. Quando um usuário não possui
acesso a informações além das que lhe convém, ele perde contato com ideias
divergentes da sua, o que limita sua percepção dos assuntos e condiciona sua
opinião e seus argumentos. Isso poderia ser evitado se todos fossem devidamente
orientados para lidar com a quantidade de notícias, textos e publicidades,
sabendo selecionar as fake news e
adquirindo novos pontos de vista para formar sua personalidade individual e não
aderir aos moldes impostos.
Assim,
segundo o filósofo John Locke e seu conceito da Tábula Rasa, o homem nasce como
uma folha em branco que vai sendo preenchida com o que lhe é exposto e com sus
próprias experiências. Com isso, cabe ao Governo, por meio da atuação do
Ministério da Educação, elaborar projetos para as instituições de ensino, como
aulas temáticas ministrada por profissionais com conhecimentos na área virtual,
a fim de expor os benefícios e os malefícios da tecnologia e como lidar com o
controle de dados, de modo a desenvolver o senso crítico desde a infância,
sendo capazes de formar suas próprias opiniões e comportamentos condizentes com
o bem-estar social.

Ana Elisa Elias Miranda


2ª série – Ensino Médio


Texto redigido sob orientação da Professora Drª Priscila Marques Toneli

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Companhia da Mídia