A nossa Coluna Cultural de hoje traz uma dica diferente. Em celebração ao Dia do Paleontólogo em 07 de março, data da fundação da Sociedade Brasileira de Paleontologia, ocorrida no ano de 1958, vamos falar de um lugar que todos que moram em Uberaba ou a visitam devem conhecer: Peirópolis!
Uberaba é mundialmente conhecida como a Terra dos Dinossauros do Brasil por ter a maior quantidade de espécies do país. O título vem de seus fósseis excepcionalmente bem preservados, em quantidade e diversidade singulares concentrados no distrito rural de Peirópolis, localizado às margens da BR-262, Km 784, a cerca de 20 km do centro da cidade. Seu nome é uma homenagem a Frederico Peiró, empresário que, em 1911, fundou duas fábricas para extração de calcário da região, que é rica desse minério. A descoberta ao acaso de fósseis, em 1945, durante retificação da linha férrea da Cia Mogiana, usada para escoação da produção para São Paulo, trouxe notoriedade para a região, atraindo, então, o paleontólogo gaúcho Llewellyn Ivor Price (1905-1980), considerado o pai da paleontologia brasileira, que começou a trabalhar em Peirópolis em 1946 e permaneceu na região até 1974.
A implantação pelo município, em 1992, do Centro de Pesquisas Paleontológicas “Llewellyn Ivor Price” e Museu dos Dinossauros no próprio distrito potencializou as atividades de escavação, preparação e, consequentemente, um notável avanço da pesquisa mediante estudo e publicação de uma centena de trabalhos que revelaram ao mundo formas de vida únicas até então desconhecidas da ciência. Em 2010, em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), foi criado o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP), composto pelo Centro de Pesquisas Paleontológicas “Llewellyn Ivor Price”, Museu dos Dinossauros e a extinta Rede Nacional de Paleontologia que hoje constitui a sede do CCCP. Desde a sua criação, tornou-se um centro de referência nacional em paleontologia desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão.
Nas exposições do CCCP, os dinossauros estão presentes na forma de fósseis, reconstruções em vida ou mesmo réplicas em esqueleto como o Uberabatitan ribeiroi, o maior dinossauro do Brasil, de até 23m de comprimento. Os terríveis carnívoros Abelissauros, de 7m de comprimento, o interessante Maniraptora, o dino-ave de Peirópolis, e réplicas de dinossauros da Argentina contemporâneos aos encontrado em Uberaba, encontram-se expostos no Museu dos Dinossauros. Não menos impactantes são os outros inúmeros grupos de animais como os crocodilos Uberabasuchus terrificus e Campinasuchus dinizi. Na visita, ainda podem ser observados a rã Uberabatrachus carvalhoi, a tartaruga Cambaremys langertoni e o lagarto Pristiguana brasiliensis. Hoje, o museu compõe-se de duas exposições, uma na antiga estação ferroviária de Peirópolis (Museu dos Dinossauros propriamente dito) e outro espaço em musealização na sede do CCCP.
Peirópolis encabeça também o macroprojeto Geopark de Uberaba – Terra de Gigantes, voltado para desenvolver o turismo sustentável na região. A área total do geopark envolve todo o município de Uberaba, totalizando 4.540,51 km². Além dos museus, o Geossítio Peirópolis possui diversas atrações para encantar o visitante. Seu gramado é um lugar perfeito para a realização de piqueniques, práticas de yoga, observação do céu e várias outras atividades de lazer. O local também recebe eventos que estão se tornando tradicionais na região, como, por exemplo, o Festival de Inverno. Para receber bem o turista, há restaurantes, lanchonetes e pousadas que remetem ao sossego de uma vida no campo. As cachoeiras e trilhas são atrativos para quem gosta de natureza e aventura. Maiores informações podem ser obtidas na Casa do Turista de Peirópolis, situada na Rua Estanislau Collenghi, n.° 195, aberta de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, de 8h às 18h, ou pelo telefone (34)3338-1558.
Você já visitou Peirópolis? Costuma ir com frequência? Conta pra gente a sua experiência lá!
[Fontes: Governo Municipal de Uberaba e Universidade Federal do Triângulo Mineiro.]