O Brasil é um país com índices de leitura muito baixos. De acordo com a última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2016), o brasileiro lê em média 2,43 livros inteiros por ano – desses, 0,76 são indicados pela escola e 1,26 lidos por vontade própria. O resultado do país na última edição do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) foi o 59º lugar, entre 70 países avaliados, no que diz respeito à capacidade de leitura dos estudantes. Pensando em dados como esses e baseando-se na valorização do ato de ler como fortalecimento de vínculos, há 10 anos o Banco Itaú mantém uma iniciativa chamada “Leia para uma Criança”, que visa fomentar a leitura de obras infantis por adultos para e com crianças na primeira infância.
Segundo o site Itaú Social: “Desde a criação do programa, mais de 53 milhões de livros impressos já foram distribuídos. Mais de 35 mil obras já foram oferecidas em braile e com fonte expandida para pessoas com deficiência visual. Mais de 3 milhões de livros já foram enviados para bibliotecas públicas, organizações da sociedade civil e escolas.” Além disso, as obras são disponibilizadas também gratuitamente em formato digital para celulares, tablets e computadores. Alguns dos parceiros do Itaú nessa iniciativa são: Associação Vaga Lume, Laboratório Emília de Formação, organizações da sociedade civil, Secretarias de Educação, Secretarias de Assistência Social e Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
Para receber os livros impressos, é necessário fazer um cadastro disponibilizado sazonalmente no site do programa. A coleção de livros muda todos os anos, tanto na distribuição dos livros físicos, quanto na disponibilização da Estante Digital. Para acessar os livros digitais, basta entrar no site, no Instagram do programa ou solicitar pelo WhatsApp. Você já conhecia esse programa? Costuma ler para e com crianças?