Coluna Cultural: Dicas de obras infanto-juvenis!

Na Coluna Cultural de hoje, trazemos mais algumas sugestões de livros, filmes e série infanto-juvenis!

A primeira é “A Parte que Falta” (no original em inglês, “The Missing Piece”), livro escrito e ilustrado por Shel Silverstein, publicado originalmente em 1976 nos Estados Unidos e em 2018 no Brasil pela editora Companhia das Letrinhas. A obra, de cunho filosófico e existencial em linguagem simples e poética, fala de uma forma circular que vaga em busca de uma parte que falta e que sente que precisa encontrar para se sentir completa. Durante a aventura, ela interage com outros personagens e lida com as próprias escolhas a partir disso. O livro ganhou notoriedade no mesmo ano da publicação brasileira pela leitura na íntegra que a YouTuber JoutJout fez em vídeo. A obra tem uma continuação chamada “A Parte que Falta Encontra o Grande O” (no original em inglês, “The Missing Piece Meets the Big O”), publicado originalmente em 1981 e também em 2018 no Brasil.

A segunda sugestão é “Ponyo – Uma Amizade Que Veio do Mar” (no original em japonês, “Gake no ue no Ponyo”), um filme japonês de animação lançado em 2008 pelo famoso Studio Ghibli e dirigido por Hayao Miyazaki. O longa conta a história de Sōsuke, um garotinho de cinco anos, e Ponyo, uma princesa peixinho-dourado que deseja muito virar humana. Um dia, Ponyo foge do seu lar no oceano e vai parar na encosta, onde Sōsuke a encontra e promete protegê-la para sempre. Miyazaki foi influenciado nesta história pelo conto “A Pequena Sereia”, de H.C. Andersen, além de inspirar-se na lenda japonesa Urashima Taro. O filme recebeu inúmeras críticas positivas, sendo comparado a “Meu Amigo Totoro”, já abordado nesta coluna, por ter uma temática mais simples, permeada pela sensibilidade e poesia do diretor.

A terceira e última é “Gigantossauro” (no original em inglês, “Gigantosaurus”), série francesa-canadense que teve estreia em 2019, criada por Franck Salomé, Nicolas Sedel e Fernando Worcel, e dirigida por Olivier Lelardoux, baseada no livro homônimo de Jonny Duddle. Veiculada no Brasil pela Netflix em 52 episódios (até agora), narra a história de quatro jovens amigos dinossauros que exploram o mistério do Gigantossauro, o maior e mais feroz dinossauro de todos, enfrentando seus medos e trabalhando juntos para resolver os problemas durante essas aventuras. Cada episódio tem 12 minutos de duração.

Você já conhecia alguma dessas obras? Se sim, o que acha deles?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Companhia da Mídia