Todos nós, em algum momento da vida, lemos histórias em quadrinhos (ou HQs), sejam os famosos gibis da Turma da Mônica ou de super heróis. No nosso Blog, temos uma matéria específica sobre o assunto, mas aqui vamos falar de algumas dicas de títulos infanto-juvenis da nona arte para toda a família.
“Coragem” (no original em inglês, “Guts”), de Raina Telgemeier, foi lançado em setembro de 2019 nos Estados Unidos. No Brasil, foi lançado em março de 2020 pela Editora Intrínseca. A história autobiográfica conta certos eventos da infância da autora, que sofria de dores de estômago aos 10 anos de idade pelo medo e a ansiedade frente aos desafios de crescer. A obra ganhou dois prêmios Eisner Award, o “Óscar” das histórias em quadrinhos: um na categoria “Melhor publicação para crianças” e outro de “Melhor escritor/artista”.
No Brasil, temos a coleção “Graphic MSP”, projeto da Maurício de Sousa Produções iniciado em 2009 que consiste em histórias dos personagens do estúdio feitas por artistas brasileiros consagrados e com estilos diferentes do padrão das revistas mensais. Várias obras da coleção foram premiadas, tendo “Jeremias: Pele”, escrita por Rafael Calça e desenhada por Jefferson Costa, ganhado o Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário brasileiro, na categoria “Histórias em Quadrinhos”, em 2019. É uma reinterpretação ousada, porém necessária, como enaltece o próprio Mauricio de Sousa em seu prefácio, de uma história forte, dura, emocionante, na qual Jeremias lidará pela primeira vez com o preconceito por causa da cor da sua pele.
Outro destaque é a também premiada trilogia “Turma da Mônica: Laços/Lições/Lembranças”, de Vitor e Luciana Cafaggi, que já conta com adaptação para o cinema dos dois primeiros capítulos. Em “Laços”, lançada em junho de 2013, o Floquinho desapareceu e, para encontrar seu cachorro de estimação, Cebolinha conta com os amigos Cascão, Mônica e Magali e, claro, um plano “infalível”. Já em “Lições”, lançada em julho de 2015, Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão cometem um erro grave na escola e precisam encarar as consequências. Por fim, em “Lembranças”, lançado em dezembro de 2017, Mônica e Cebolinha tem problemas para resolver, mas juntos e acompanhados de Magali e Cascão, eles são praticamente imbatíveis.
Quais histórias em quadrinhos para crianças e adolescentes você conhece? Compartilhe suas sugestões nos comentários!