Meditar tem suas vantagens para todo mundo. Parar a rotina, respirar fundo, esvaziar a mente e relaxar é comprovadamente bom para o sono, para a concentração e para diminuir a tensão. O que muitas vezes ignoramos é que isso pode ser proveitoso também para crianças. Inseridas em um dia a dia tão conectado e com tantos afazeres, elas também precisam acalmar o corpo e os pensamentos um pouco, nem que seja só por alguns momentos.
Alguns aplicativos para Android e iOS com exercícios de respiração, práticas guiadas e histórias para dormir podem contribuir nessa tarefa para os pequenos a partir dos 3 anos. Vamos ver quais são:
- Calm: Os conteúdos para crianças são pagos e divididos por faixa etária. No plano Premium, também ficam disponíveis canções de ninar, histórias para dormir e sons da natureza.
- Insight Timer: É uma espécie de rede social na qual instrutores do mundo inteiro compartilham conteúdos e gravam suas próprias aulas, disponíveis gratuitamente aos usuários. Na página inicial, há um atalho que leva a uma seção dedicada a pais e mães com arquivos de práticas guiadas, histórias para dormir e cursos que ensinam crianças a meditar.
- Lojong: Com alguns conteúdos gratuitos para crianças, o programa deste aplicativo inclui 8 semanas de exercícios diários com o objetivo de fazer com que todos aprendam a controlar a respiração e melhorar a concentração. Os áudios têm até 6 minutos de duração.
- Vivo Meditação: Os conteúdos infantis são gratuitos e divididos em três categorias: até 4 anos; de 5 a 7 anos; e de 8 a 12 anos. Para os menores, há áudios de no máximo 3 minutos que falam sobre consciência corporal e respiração. A partir dos 5 anos, as práticas são um pouco mais longas e ajudam a lidar com situações corriqueiras, como acalmar a raiva, perdoar os outros e ir melhor na escola.
E você, costuma promover práticas de meditação em família e/ou para suas crianças? Conhece outro aplicativo que ajude nessa tarefa?
(Texto de referência: Revista Crescer.)