Sugestões para abrir a imaginação com muita diversão!
Leituras, filmes e séries são ótimas oportunidades para instigar a criatividade e a imaginação de crianças e adolescentes. Podem servir, inclusive, como estímulo para a busca de outros títulos, inclusive, os clássicos. Vamos deixar de sugestão, portanto, três peças de fantasia!
A primeira é “O Homem que Calculava” foi publicado pela primeira vez em 1937, obra mais famosa de Malba Tahan, pseudônimo do professor e matemático brasileiro Julio César de Mello e Souza. Traduzido para mais de 10 idiomas, o romance infantojuvenil é um dos mais importantes do Brasil no gênero. Sua narrativa à maneira dos contos das “Mil e Uma Noites” trata das aventuras do calculista persa Beremiz Samir na Bagdá do século XIII. Durante uma longa viagem, ele resolve muitos problemas lançando mão da matemática, ciência na qual ele tinha excelência e maestria. Inclui, ainda, lendas e histórias pitorescas, como, por exemplo, a lenda da origem do jogo de xadrez e a história da filósofa e matemática Hipátia de Alexandria. Não sendo um livro didático, é indicado como leitura em vários países e escolas, justamente por tratar das peripécias matemáticas do protagonista, que resolve e explica, de modo extraordinário, diversos problemas, quebra-cabeças e curiosidades da matemática.
A segunda é “Raya e o Último Dragão” (do original em inglês, “Raya and the Last Dragon”) é uma animação digital lançada em março de 2021. Foi produzida pela Walt Disney Animation Studios e distribuída pela Walt Disney Pictures. A direção é de Don Hall e Carlos López Estrada, a co-direção é de Paul Briggs e John Ripa, a produção é de Osnat Shurer e Peter Del Vecho, e, por fim, o roteiro é de Qui Nguyen e Adele Lim. A trama é baseada em contos, lendas e culturas do Sudoeste Asiático, principalmente de países como Indonésia, Tailândia, Vietnã e Camboja. O filme conta a história de Raya, uma guerreira que parte em jornada pela por Kumandra em busca do último dragão para salvar seu lar de uma força obscura que ameaça destruir seu reino. Essa terra encantada é um reino habitado por uma vasta e antiga civilização conhecida por ter passado gerações venerando os dragões, seus poderes e sua sabedoria. O longa tem 107 minutos de duração e sua classificação etária no Brasil é para maiores de 10 anos.
Por fim, a terceira é “Lemony Snicket: Desventuras em Série” (do original em inglês, “Lemony Snicket’s A Series of Unfortunate Events”) é uma série americana de drama da Netflix, desenvolvida por Mark Hudis, e baseada no romance de série infantojuvenil de mesmo nome escrito por Lemony Snicket. O programa conta com 25 episódios divididos entre 3 temporadas. A história é sobre os três irmãos Baudelaire (Violet, Klaus e Sunny), cujos pais morrem num incêndio misterioso que também destrói a casa da família. Órfãs, as crianças são colocadas aos cuidados de um parente distante, o Conde Olaf, um “ator” que está determinado a reivindicar a fortuna da família Baudelaire para si. Na sequência de tentativas fracassadas de Olaf para conseguir se apoderar do dinheiro deles, os Baudelaire tentam descobrir o mistério por trás de uma sociedade secreta e o passado de seus pais. Cada episódio tem aproximadamente 45 minutos de duração e sua classificação etária no Brasil é para maiores de 12 anos.
Você já leu a obra de Malba Tahan? Assistiu ao filme ou a série acima? Quais outros livros ou produções audiovisuais você indicaria para crianças e adolescentes?