“Apropriação cultural no Brasil”

5 de setembro de 2019 - 08:00:47. Última atualização: 17 de outubro de 2019 - 08:12:27

De acordo com Ralph Emerson, um problema sem solução é decorrente de ser mal colocado. Nessa perspectiva, observando a problemática da apropriação cultural no Brasil, nota-se que há fatores a serem analisados para superá-la, assim como cita o autor. Dentre esses aspectos, tem-se a realização de políticas voltadas para a educação brasileira, uma vez que a permanência da questão da apropriação cultural no país é fruto da falta de senso crítico da população e da influência do meio social.

Em primeira análise, como principal causa da apropriação cultural no Brasil há a falta de senso crítico dos cidadãos. Desse modo, considerando que, segundo Kant, “o homem é aquilo que a educação faz dele”, é preciso educar corretamente a população para que desenvolva a criatividade e, assim, tenha consciência de que usar objetos ou adotar hábitos de outra cultura é desrespeitoso, uma vez que esses itens culturais representam resistência e orgulho da ancestralidade daquele grupo. Dessa forma, o Poder Público deve formar o senso crítico dos jovens para que os símbolos de outras culturas sejam respeitados e não sejam tratados como um objeto irrelevante.

Por outro lado, a influência do meio social brasileiro, caracterizado pela banalização de costumes e símbolos africanos, contribui para a permanência da apropriação cultural no país. Em vista disso, de acordo com Rosseau, “o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe”. Dante desse pensamento, percebe-se que essa apropriação ocorre devido à maneira irrelevante como os costumes de uma um grupo são tratados. Nesse cenário, como forma de exemplificar, tem-se a transformação da capoeira – expressão corporal que indica a resistência dos negros durante a escravidão – em atividade extracurricular em escolas e academias brasileiras. Portanto, cabe ao Governo mudar o comportamento dos cidadãos.

Logo, faz-se necessária a realização de políticas públicas voltadas para a educação para que a problemática da apropriação cultural seja resolvida. Então, cabe ao Governo Federal, órgão responsável por cuidar dos problemas do país, investir no sistema educacional brasileiro, através da realização de palestras sobre a importância de respeitar determinada cultura, a fim de desenvolver a criticidade nos jovens brasileiros. Ademais, esse investimento na educação possibilitará a mudança comportamental da população, evitando a banalização da expressividade das diferentes culturas presentes no solo nacional. Enfim, com a realização dessa ação pública, os símbolos e hábitos dos grupos culturais serão preservados.

Aluna: Mariana Britto

Turma: 3ª série

Professora: Priscila Toneli

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Companhia da Mídia