A manipulação da sociedade pelo controle dos meios tecnológicos não é algo tão atual como se costuma pensar. Desde a Revolução Industrial, durante o processo de globalização, em que houve um avanço na tecnologia, os usuários começaram a ser doutrinados pelo meio, visto que os dados controlavam as vidas alheias. Sendo assim, essa problemática persiste no Brasil por conta do déficit educacional e das falhas nas políticas públicas.
De acordo com a teoria da tábula rasa, de John Locke, o homem nasce como uma folha em branco – uma tábula rasa – e, ao longo de sua vida vai escrevendo sua história de acordo com suas vivências. Logo, suas experiências definem quem ele é. Sendo assim, a sociedade brasileira sofre com um déficit educacional, tendo em visto que não há investimentos suficientes na educação, o que gera um ensino público fraco, levando os jovens e as crianças a não construírem senso e não crítico e não entenderem o risco da internet e como a manipulação está presente.
Outrossim, a Declaração Universal dos Direitos Humanos preza pelo direito civil, visto que sua elaboração foi baseada no combate das tenebrosas guerras civis, atos de violência e desrespeito. Buscando alcançar a utopia de um mundo melhor, todavia, com as falhas das políticas públicas que não elaboram campanhas de conscientização para a sociedade, essa declaração não cumpre seu dever por não ser reconhecida, não sendo satisfatória na construção do sigilo de dados na internet, que seria uma forma de respeito ao cidadão.
Portanto, para solucionar esse impasse, o Governo deve elaborar campanhas e projetos com qualidade, de modo que a população se conscientize e não mude o seu comportamento perante o controle de dados na internet. Outro importante aspecto são os ajustes nos ensinos médio e fundamental, pois como dizia Kant: “O homem é aquilo que a educação faz dele”. Logo, cabe ao MEC efetuar melhorias no sistema educacional, com aumento salarial dos professores e mudanças no material escolar, a fim de gerar senso crítico nas crianças que por isso não se influenciariam ou seriam manipulados.
Lorena Dias
3ª série – Ensino Médio
Texto redigido sob orientação da Professora Drª Priscila Toneli