5 vantagens da escola com atividades no contraturno

22 de agosto de 2011 - 14:48:00. Última atualização: 23 de julho de 2019 - 10:58:58

O que fazer com as crianças e os jovens depois – ou antes – da escola? Essa é uma dúvida que atinge muitos pais. Principalmente os que trabalham fora e não têm tempo para pajear os filhos no chamado contraturno, o período oposto ao da escola. Divididos entre as obrigações da vida e as obrigações de pais e de mães, eles têm de se virar nos 30 para conseguirem proporcionar lazer e cultura aos filhos. O resultado? Nem sempre as crianças têm oportunidade de fazer os cursos extracurriculares como balé, natação, música, xadrez, futebol, vôlei, etc, etc…

Na rede pública, os CEUs, em São Paulo, cumprem este papel, oferecendo atividades esportivas e culturais gratuitas no contraturno, não apenas para seus alunos, mas também para os estudantes da rede municipal e estadual de ensino e a comunidade de forma geral. “Tem também atividades de lazer, das quais eles podem participar sem inscrição, como pingue-pongue, xadrez, exposições de pintura e uso livre de algumas quadras também”, conta Jamir Cândido Nogueira, gestor do CEU Jaçanã, supervisor escolar efetivo da Rede Municipal de Educação e mestre em educação pela FEUSP. “Os alunos podem passar a tarde toda na escola se quiserem, sempre contando com orientação de profissionais especializados.”

Também pensando em suprir esta necessidade, o colégio Albert Sabin criou o Programa Sabin+Esporte&Cultura, um pacote de atividades oferecidas pela escola – e sem custo adicional – agrupadas em horários fixos, sempre após o período regular. “O tempo das atividades pode variar de 45 minutos a 1h30 minutos, duas a três vezes por semana, dependendo da grade escolhida por pais e alunos”, explica José Roberto Ramalho Pinto, coordenador pedagógico do Programa Sabin+Esporte&Cultura.

Conheça a seguir as vantagens das escolas que oferecem atividades no contraturno.

Fonte: Educar para Crescer

O Colégio Nossa Senhora das Dores possui atividades extracurriculares a partir do Ensino Fundamental 1, pois acredita na importância do envolvimento e interação do aluno com a escola proporcionando maior aprendizagem, despertando habilidades e reforçando os valores dominicanos.
Além de possibilitar aos pais, a tranquilidade e segurança de saber que seus filhos estão na escola.

Atividades extracurriculares do CNSD:
Flauta
Autodisciplina
Teatro
Catequese
Prática de leitura e produção de textos
Plantão de apoio pedagógico
Terapia corporal em sala de aula
Simuladão
Desafios
Treinamentos esportivos (Handbol, Vôlei, Basquete, Futebol)

Catequese
Flauta

Percussão

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Companhia da Mídia