Momento de bênção dá início às comemorações dos 140 anos do CNSD

2 de abril de 2025 - 14:39:50. Última atualização: 2 de abril de 2025 - 14:39:51

Testemunhos e espiritualidade marcaram o primeiro evento do jubileu

Monsenhor Valmir perguntou para crianças do CNSD sobre o tema “Esperança”

A manhã de hoje marcou o início das comemorações dos 140 anos do CNSD.

Em um emocionante momento de bênçãos, em nossa capela. Irmãs, colaboradores e alunos dos 5°s e 6°s anos do período matutino receberam a missão de espalhar pela escola e por todo mundo os sentimentos e as responsabilidades de serem anastasianos-dominicanos.

Após uma acolhida calorosa dos alunos da Pastoral Jovem os convidados foram envolvidos por momentos de testemunhos da equipe da Pastoral, bênçãos e espiritualidade conduzidas pelo Monsenhor Valmir e lindas músicas cantadas pelas Irmãs Dominicanas presentes.

O Colégio Nossa Senhora das Dores – CNSD completará no dia 26 de outubro de 2025 os seus 140 anos de existência. É uma história iniciada pela força, inspiração, fé e coragem de seis irmãs dominicanas francesas que chegaram ao Brasil e se instalaram em Uberaba, em 15 de junho de 1985, com a missão de ajudar os irmãos dominicanos que aqui já estavam em seu projeto apostólico.

O nome do Colégio foi escolhido quando, em sua primeira moradia, as seis irmãs pioneiras encontraram uma imagem de Nossa Senhora das Dores, que passou a ser protetora do propósito de oferecer saúde e educação numa ala da antiga Santa Casa de Misericórdia. O prédio do CNSD foi inaugurado oficialmente em 26 de dezembro de 1895 e, nele, as Irmãs passaram a residir e trabalhar a partir de fevereiro de 1896. Esse prédio serviu ao seu propósito até 1959, quando foi demolido para que blocos mais funcionais e modernos fossem edificados, que são os que conhecemos hoje.

            O CNSD tem a sua história marcada ao oferecer uma educação de qualidade para a comunidade uberabense e da região. Até 1966, atendeu meninas de Uberaba e região tanto no regime de externato quanto de internato, e, posteriormente, passou a aceitar matrículas de meninos também, em 1973. A Capela do Colégio, inaugurada em 1930, abriga o Museu da Capela – Memorial Irmãs Dominicanas de Monteils, desde 1985, e, desde 2016, é considerada uma das sete maravilhas da cidade. A partir de 2007, a direção da Escola passou aos leigos, que se empenham fervorosamente em levar o carisma anastasiano-dominicano. A Professora Marta Beatriz Queiroz Fabri assumiu essa missão em 2007 e foi sucedida no final de 2024 pela Professora Ízula Luiza Pires Bacci Pedroso.

            A comunidade educativa do CNSD celebra em festa seu percurso na cidade de Uberaba se orgulhando de acompanhar os tempos para, com a sua educação, promover uma sociedade mais justa e pronta para responder aos desafios de cada época. Num trabalho exclusivo e ininterrupto dedicado à infância e à juventude, continua honrando a coragem e a determinação de suas primeiras educadoras missionárias. A história do Colégio Nossa Senhora das Dores é a confirmação de que “só sobrevive ao tempo quem tem raízes fortes e quem sabe semear pra não perder a qualidade dos frutos.”

Confira mais fotos do evento no link: bit.ly/140AnosAbertura

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Companhia da Mídia