Parceria entre CNSD e UFTM desenvolve projeto de Educação Ambiental

10 de junho de 2022 - 11:37:44. Última atualização: 10 de junho de 2022 - 11:37:46

O Projeto “Semeando os saberes da natureza”, parceria entre o Colégio Nossa Senhora das Dores e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), tem por objetivo principal apresentar o mundo vegetal aos alunos do Ensino Básico, mostrando a diversidade de espécies vegetais presente ao nosso redor, suas características e funções, associando, concomitantemente, conceitos importantes de educação ambiental, sustentabilidade, promoção da saúde e cuidados do corpo humano. Tal aprendizado será desenvolvido através das plantas medicinais, área de atuação em ensino e pesquisa de membros da equipe do Programa “Cientistas mirins em formAção”.  

A Prof.ª Karina F. Devienne Vicentine, docente da UFTM, juntamente com seus alunos extensionistas, prepararam cartões com nome de uma ou duas sementes para serem distribuídos aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais do CNSD. Eles levaram os cartões para escolherem, junto à família, a semente e trazer o pacote para a escola. Foram recolhidos 83 pacotes de sementes de plantas medicinais e hortaliças (alface, hortelã, rúcula, cebolinha, couve, quiabo, camomila, tomate, cenoura, manjericão, pimenta, melancia, agrião, jiló, salsa, abóbora cabotiá, abóbora seca, rabanete e tomilho). Cada criança escreveu um bilhete aos alunos da comunidade e anexou à semente doada.

Com a organização e ajuda da Prof.ª Karina e dos extensionistas, as crianças trouxeram caixas de leite/suco que foram reutilizadas e preparadas para o plantio das sementes e mudas. A importância da reciclagem e o uso dos vegetais foram trabalhados quando as crianças realizaram o plantio e acompanharam o processo de germinação e crescimento das diferentes espécies vegetais.

A culminância do projeto, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, foi a entrega das sementes e mudas para atender às necessidades da Instituição Associação Beneficente e Cultural São Jerônimo (Casa do Adolescente de Guadalupe), que está organizando uma horta comunitária. A instituição atende a crianças e adolescentes de 5 a 15 anos e na iniciação profissional de jovens a partir de 15 anos até a 3ª idade, totalizando 230 atendimentos, sendo 110 prestados no Serviço de Fortalecimento de Vínculos e os demais em atividades profissionalizantes.

A Assistente Social Jacilane Barros e a Prof.ª Karina fora à Casa Guadalupe na última quarta-feira (08) às 13h30 e conversaram com as crianças sobre a importância do ato de doar sementes para que as pessoas da comunidade aprendam a plantar e a cuidar delas. Também foram doadas pela Prof.ª Karina e sua equipe 230 mudas de alface roxa e verde, rúcula e almeirão ao Instituto. Essa ideia tem um significado ambiental concreto e solidário para os envolvidos.

Agradecemos às famílias e aos alunos dominicanos pela colaboração, e à Prof.ª Karina F. Devienne Vicentine pela parceria na execução desse projeto!

[Coordenadora Eliana Prata/A.P.]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Companhia da Mídia