Há 2 anos, o Colégio Nossa Senhora das Dores vem trabalhando o Programa Aluno Tutor de Tecnologias Google em parceria com a Inicie Educação. O projeto visa a transformação digital e a educação midiática por meio da formação e atividade de multiplicação de conhecimentos pelos alunos com 13 anos ou mais. Os primeiros participantes do projeto, Ana Letícia de Freitas Mendes, Anna Carolina Lara e Lucas Tavares, finalizaram os três ciclos previstos para a formação dos alunos tutores no primeiro semestre de 2022.
No dia 17 de novembro de 2022, para consolidar a finalidade da tecnologia como facilitadora de conexões humanas e potencializadora das competências e habilidades dos indivíduos, a Inicie Educação promoveu o encontro de estudantes de todo o Brasil na sede do Google em São Paulo. Junto da Coordenadora de Tecnologias Educacionais, Kátia Cristina, os três alunos representantes do CNSD vivenciaram experiências de socialização, reflexão e desenvolvimento de “futures skills”. Na oportunidade, os alunos puderam conversar com funcionários do Google, que explicaram sobre o funcionamento da empresa, o perfil desejado para a contratação e a rotina de trabalho. Também aproveitaram a viagem para conhecer o Museu da Língua Portuguesa, um ambiente interativo e cheio de conhecimentos.
A aluna Ana Letícia afirma que “a viagem foi demais! Não só pela visista ao Google, que foi uma das melhores e mais diferentes experiências da minha vida, mas também pelos outros passeios que fizemos. O Museu da Língua Portuguesa, por exemplo, foi super divertido e enriquecedor. Um lugar lindo e com muitas atividades interativas e dinâmicas. Agora sobre o escritório do Google, mal tenho palavras sobre. Conheci pessoas maravilhosas, conversamos com o coordenador e o engenheiro de soluções do Google, tiramos muitas fotos no escritório e aprendemos bastante sobre habilidades do futuro, sem contar que o lugar é lindo! Foi incrível, contando os dias para a próxima!”
A Coordenadora Kátia Cristina ressalta que “a acolhida e confiança das famílias, como sempre, foi fundamental para a concretização da atividade. Os alunos estavam empolgados e participaram ativamente das atividades, interagindo de forma assertiva das propostas.”
[A.P./C.K.C.]